Engenharia de Produto, Marketing e Gestão de Obras
Criada em 2003 para ser uma agência de desenvolvimento de negócios para o mercado de perfis de alumínio, a Alumídia & Alumibras consolidou-se como uma das mais bem sucedidas consultorias do setor.
A proposta sempre foi produzir uma gama de serviços capaz de atender toda a cadeia do setor de extrusão, dedicada a construção civil, com foco no segmento de caixilhos e fachadas. Com uma identidade sugestiva, a Alumídia é uma empresa especializada em perfis extrudados destinados à esquadrias de alumínio em geral.
São três unidades de trabalho, cujas atividades estão bem definidas por nicho de atuação; A Alumídia (que deu origem ao nome da empresa) é a agência de propaganda que cuida da criação de peças publicitárias, campanhas de marketing e lançamento dos produtos; Uma outra demanda é atendida pela Alumibras, que desenvolve e projeta sistemas construtivos, responsável pela engenharia de produtos, desde perfis avulsos, até linha completas, seja de caixilhos, fachadas ou peças especiais de todo gênero. A Alumibras é também composta pela equipe de orçamentistas, especificadores e técnicos; Já a terceira unidade é a Domosys, que tem a função de fazer o gerenciamento das obras e operar o controle eficaz de custos de cada canteiro. A Domosys opera com equipes próprias e terceirizadas.
Um breve resumo, desses 12 anos, a Alumídia prestou serviços para 29 empresas no Brasil, 4 no exterior, criou 23 linhas de caixilhos, 9 linhas de fachadas, sendo 3 unitizadas, foram desenhados mais de mil perfis, foram feitas 22 Campanhas publicitárias e, criadas mais de 2 mil peças de mídia.
Seguindo a vocação natural do negócio, coube ao engenheiro industrial Valdir Rodrigues de Araujo e sua sócia (e esposa, diga-se) Sônia Garbuglio, dar a dinâmica comercial e técnica, e promover ações de gerenciamento, visivelmente traduzidas em conceitos modernos de relacionamento. “Nosso diferencial está no conhecimento técnico e na capacidade inventiva e, isso só é possível mantendo uma rede de relacionamento de alto nível…”, orgulha-se Araujo, que sustenta uma rotina permanente de visita aos vários canteiros de obras.
Durante o ano de 2016, a Alumídia movimentou cerca de 450 ton. de alumínio, distribuídos em 16 grandes obras, envolvendo a ordem de R$ 32 milhões, que geraram mais de 150 empregos diretos na fabricação e instalação de caixilhos e fachadas.
A versatilidade da Alumídia é exatamente o pleno domínio do setor. Por uma questão óbvia está ancorada na ampla experiência do seu principal gestor. Há quase 30 anos no setor de construção civil, Valdir Araujo, como é mais conhecido, iniciou carreira como projetista no setor de estruturas de aço. Eclético, é formado em Administração de Empresas e tem pós em Comunicação Social. Por sua marcante habilidade com artes e ilustração, dedicou parte de sua vida como design gráfico, de onde surgiu o gosto pelo marketing. Depois estudou Edificações (Escola Pro-Tec, em São Paulo) e anos mais tarde, só em 2002, Araújo cursou Engenharia Industrial, que entre interrupções e paradas levou sete anos para concluir. “Eu não queria gastar dinheiro com aquilo, tinha desistido, mas uma cliente me proibiu de colocar o título de engenheiro no cartão de visitas… então fui e concluí. Não colei grau e até hoje não fui buscar cartucho, só atendi a demanda”, relata.
Diferente de todos e de quase tudo, nestes 12 anos a Alumídia procurou firmar-se como empresa, e não apenas como uma “pessoa” jurídica. Foi uma opção para impessoalizar o atendimento e ampliar a abrangência. Portanto não é o consultor Valdir Araujo que atende, mas sim a empresa Alumídia. É um escritório com estrutura enxuta, mas com grande capacidade para oferecer respostas rápidas aos clientes. Um corpo técnico capaz de dialogar em nível de igualdade com grandes construtoras, empreiteiras e empreendedores do país, com vasto
expertise e total domínio de sistemas construtivos destinados a fechamento de vãos e coberturas.
Tudo isso acrescido de uma visão holística amparada pela vivência real do setor. Portanto a Alumídia se apresenta em todo o ciclo no universo de produtos para construção civil, desde a sugestão de um perfil, até a definição de grandes projetos e, se necessário, todo o plano de marketing e vendas.
Pés no chão e cabeça voando, esse é o segredo
A questão dos pés no chão é uma constante. A Alumídia não arrisca palpitar sobre o chavão “qualidade das esquadrias no Brasil” e evita polemizar. Mesmo assim o engenheiro Valdir Araujo, tem uma opinião formada sobre, o que ele chama, de insistentes tentativas de criar uma reserva de mercado através de decretos associativos. “Isso ajuda pouco, desagrega muito, e ainda cria uma confusão e a falsa sensação de avanço… As empresas deveriam cuidar mais do controle dos seus custos e se for para brigar, que seja contra essa carga absurda de impostos que matam empresas todos os dias…”
Araújo cita ainda a revisão das normas de esquadrias e os programas setoriais de qualidade como uma grande conquista, mas faz o alerta: “Nosso setor precisa investir mais em educação, pesquisa e desenvolvimento… ”
A Alumídia é uma consultoria de engenharia de produtos, planos de marketing e gerenciamento de obras. Mas não tem como fugir das origens, e neste caso notadamente, é uma empresa de tecnologia de esquadrias de alumínio. Mantendo a intenção de focar a empresa e não a pessoa, impossível dissociar o profissional. Valdir Araujo já trabalhou para as maiores indústrias de extrusão do país, e tem bom trânsito junto aos principais sistemistas. É uma vantagem significativa, aliada a sua especialidade em fachadas, tanto nos sistemas stick como unitizadas. É ainda um entusiasta pelo sistema de esquadrias com canal europeu, peças com Câmara Européia. Palestrante, estudioso e incansável desenvolvedor, tem o nome associado a projetos extremos, dentre muitos, pode se destacar a reforma do Palácio do Planalto, sede do governo federal em Brasília em 2010, ocasião em que criou uma linha de esquadria de alumínio blindada para acomodar vidro balístico de 70mm. Estes e outros feitos, foram publicados no livro Gerando Bons Negócios com as Construtoras, onde Valdir Araujo faz uma boa resenha do setor de esquadrias, expondo temas do interesse imediato, tanto do fabricante de esquadrias, como das construtoras. Informações e apresentação encontra-se na página Facebook: valdir araujo.
Fachadas Estruturais, a maior especialidade da Alumídia
Fachada Mega, Asa Sistema Stick Fixação Parafuso T 18 vezes mais segura ”Se o projeto não virar produto é só sonho e perda de tempo“ O histórico de fachadas da Alumídia é vasto, com um portfólio eclético que acumula um legado de mais de 200 mil m2 de fechamentos no sistema Stick, dentre os estilos Glazing, Pele de Vidro, nas modalidades de fachada cortina e entre-vãos. Ao que se pode acrescentar ainda, mais de 30 mil m2 de fachada single monobloco, no sistema Unitizado. Valdir Araujo explica que o fato de estar em permanente sintonia com as diferentes demandas, ainda é escassa a oferta de novas tecnologias em fachadas. ”Não há inovação e sim um enorme receio de propor mudanças… Quando surge algo diferente, no máximo tem o nítido interesse de reduzir custo…“
A Alumídia, como se define, é uma consultoria de engenharia e gestão de projetos, com grande vivência no canteiro de obras e que, simultaneamente consegue analisar as questões técnicas de um projeto, criar alternativas e soluções rápidas, tudo isso dentro de um cenário de múltiplas possibilidades.
A pluralidade de conhecimentos e o convívio com a cadeia produtiva dos perfis de alumínio, próximo aos sistemistas, permite à Alumídia apresentar opções de alta performance estrutural, tecnicamente bem resolvidas e bastante viáveis do ponto de vista econômico.
A Alumidia entende que precisa caminhar lado a lado com o constante aprimoramento do conceito construtivo de projetos e obras, e deve acompanhar os níveis mais exigentes de sofisticação da arquitetura. ”Não podemos evidenciar o óbvio, e mesmo que tenhamos limitações, seja no orçamento, nos prazos ou questões de ordem técnica, nossa missão é tornar a obra possível, viável, segura e rentável“, enfatiza Araújo.
A visão de que um obra é também um business, no sentido literal, traduz o grau de comprometimento que a Alumídia estabelece com seus parceiros. A Alumídia projeta e administra a obra, ou só projeto, ou só administra. Orça, cria perfis, fabrica e instala. Enfim, é uma empresa dedicada ao setor.
Acesse: www.alumibras.com.br
Criada em 2003 para ser uma agência de desenvolvimento de negócios para o mercado de perfis de alumínio, a Alumídia & Alumibras consolidou-se como uma das mais bem sucedidas consultorias do setor.
A proposta sempre foi produzir uma gama de serviços capaz de atender toda a cadeia do setor de extrusão, dedicada a construção civil, com foco no segmento de caixilhos e fachadas. Com uma identidade sugestiva, a Alumídia é uma empresa especializada em perfis extrudados destinados à esquadrias de alumínio em geral.
São três unidades de trabalho, cujas atividades estão bem definidas por nicho de atuação; A Alumídia (que deu origem ao nome da empresa) é a agência de propaganda que cuida da criação de peças publicitárias, campanhas de marketing e lançamento dos produtos; Uma outra demanda é atendida pela Alumibras, que desenvolve e projeta sistemas construtivos, responsável pela engenharia de produtos, desde perfis avulsos, até linha completas, seja de caixilhos, fachadas ou peças especiais de todo gênero. A Alumibras é também composta pela equipe de orçamentistas, especificadores e técnicos; Já a terceira unidade é a Domosys, que tem a função de fazer o gerenciamento das obras e operar o controle eficaz de custos de cada canteiro. A Domosys opera com equipes próprias e terceirizadas.
Um breve resumo, desses 12 anos, a Alumídia prestou serviços para 29 empresas no Brasil, 4 no exterior, criou 23 linhas de caixilhos, 9 linhas de fachadas, sendo 3 unitizadas, foram desenhados mais de mil perfis, foram feitas 22 Campanhas publicitárias e, criadas mais de 2 mil peças de mídia.
Seguindo a vocação natural do negócio, coube ao engenheiro industrial Valdir Rodrigues de Araujo e sua sócia (e esposa, diga-se) Sônia Garbuglio, dar a dinâmica comercial e técnica, e promover ações de gerenciamento, visivelmente traduzidas em conceitos modernos de relacionamento. “Nosso diferencial está no conhecimento técnico e na capacidade inventiva e, isso só é possível mantendo uma rede de relacionamento de alto nível…”, orgulha-se Araujo, que sustenta uma rotina permanente de visita aos vários canteiros de obras.
Durante o ano de 2016, a Alumídia movimentou cerca de 450 ton. de alumínio, distribuídos em 16 grandes obras, envolvendo a ordem de R$ 32 milhões, que geraram mais de 150 empregos diretos na fabricação e instalação de caixilhos e fachadas.
A versatilidade da Alumídia é exatamente o pleno domínio do setor. Por uma questão óbvia está ancorada na ampla experiência do seu principal gestor. Há quase 30 anos no setor de construção civil, Valdir Araujo, como é mais conhecido, iniciou carreira como projetista no setor de estruturas de aço. Eclético, é formado em Administração de Empresas e tem pós em Comunicação Social. Por sua marcante habilidade com artes e ilustração, dedicou parte de sua vida como design gráfico, de onde surgiu o gosto pelo marketing. Depois estudou Edificações (Escola Pro-Tec, em São Paulo) e anos mais tarde, só em 2002, Araújo cursou Engenharia Industrial, que entre interrupções e paradas levou sete anos para concluir. “Eu não queria gastar dinheiro com aquilo, tinha desistido, mas uma cliente me proibiu de colocar o título de engenheiro no cartão de visitas… então fui e concluí. Não colei grau e até hoje não fui buscar cartucho, só atendi a demanda”, relata.
Diferente de todos e de quase tudo, nestes 12 anos a Alumídia procurou firmar-se como empresa, e não apenas como uma “pessoa” jurídica. Foi uma opção para impessoalizar o atendimento e ampliar a abrangência. Portanto não é o consultor Valdir Araujo que atende, mas sim a empresa Alumídia. É um escritório com estrutura enxuta, mas com grande capacidade para oferecer respostas rápidas aos clientes. Um corpo técnico capaz de dialogar em nível de igualdade com grandes construtoras, empreiteiras e empreendedores do país, com vasto
expertise e total domínio de sistemas construtivos destinados a fechamento de vãos e coberturas.
Tudo isso acrescido de uma visão holística amparada pela vivência real do setor. Portanto a Alumídia se apresenta em todo o ciclo no universo de produtos para construção civil, desde a sugestão de um perfil, até a definição de grandes projetos e, se necessário, todo o plano de marketing e vendas.
Pés no chão e cabeça voando, esse é o segredo
A questão dos pés no chão é uma constante. A Alumídia não arrisca palpitar sobre o chavão “qualidade das esquadrias no Brasil” e evita polemizar. Mesmo assim o engenheiro Valdir Araujo, tem uma opinião formada sobre, o que ele chama, de insistentes tentativas de criar uma reserva de mercado através de decretos associativos. “Isso ajuda pouco, desagrega muito, e ainda cria uma confusão e a falsa sensação de avanço… As empresas deveriam cuidar mais do controle dos seus custos e se for para brigar, que seja contra essa carga absurda de impostos que matam empresas todos os dias…”
Araújo cita ainda a revisão das normas de esquadrias e os programas setoriais de qualidade como uma grande conquista, mas faz o alerta: “Nosso setor precisa investir mais em educação, pesquisa e desenvolvimento… ”
A Alumídia é uma consultoria de engenharia de produtos, planos de marketing e gerenciamento de obras. Mas não tem como fugir das origens, e neste caso notadamente, é uma empresa de tecnologia de esquadrias de alumínio. Mantendo a intenção de focar a empresa e não a pessoa, impossível dissociar o profissional. Valdir Araujo já trabalhou para as maiores indústrias de extrusão do país, e tem bom trânsito junto aos principais sistemistas. É uma vantagem significativa, aliada a sua especialidade em fachadas, tanto nos sistemas stick como unitizadas. É ainda um entusiasta pelo sistema de esquadrias com canal europeu, peças com Câmara Européia. Palestrante, estudioso e incansável desenvolvedor, tem o nome associado a projetos extremos, dentre muitos, pode se destacar a reforma do Palácio do Planalto, sede do governo federal em Brasília em 2010, ocasião em que criou uma linha de esquadria de alumínio blindada para acomodar vidro balístico de 70mm. Estes e outros feitos, foram publicados no livro Gerando Bons Negócios com as Construtoras, onde Valdir Araujo faz uma boa resenha do setor de esquadrias, expondo temas do interesse imediato, tanto do fabricante de esquadrias, como das construtoras. Informações e apresentação encontra-se na página Facebook: valdir araujo.
Fachadas Estruturais, a maior especialidade da Alumídia
Fachada Mega, Asa Sistema Stick Fixação Parafuso T 18 vezes mais segura ”Se o projeto não virar produto é só sonho e perda de tempo“ O histórico de fachadas da Alumídia é vasto, com um portfólio eclético que acumula um legado de mais de 200 mil m2 de fechamentos no sistema Stick, dentre os estilos Glazing, Pele de Vidro, nas modalidades de fachada cortina e entre-vãos. Ao que se pode acrescentar ainda, mais de 30 mil m2 de fachada single monobloco, no sistema Unitizado. Valdir Araujo explica que o fato de estar em permanente sintonia com as diferentes demandas, ainda é escassa a oferta de novas tecnologias em fachadas. ”Não há inovação e sim um enorme receio de propor mudanças… Quando surge algo diferente, no máximo tem o nítido interesse de reduzir custo…“
Projeto e Desenvolvimento
A Alumídia, como se define, é uma consultoria de engenharia e gestão de projetos, com grande vivência no canteiro de obras e que, simultaneamente consegue analisar as questões técnicas de um projeto, criar alternativas e soluções rápidas, tudo isso dentro de um cenário de múltiplas possibilidades.
A pluralidade de conhecimentos e o convívio com a cadeia produtiva dos perfis de alumínio, próximo aos sistemistas, permite à Alumídia apresentar opções de alta performance estrutural, tecnicamente bem resolvidas e bastante viáveis do ponto de vista econômico.
A Alumidia entende que precisa caminhar lado a lado com o constante aprimoramento do conceito construtivo de projetos e obras, e deve acompanhar os níveis mais exigentes de sofisticação da arquitetura. ”Não podemos evidenciar o óbvio, e mesmo que tenhamos limitações, seja no orçamento, nos prazos ou questões de ordem técnica, nossa missão é tornar a obra possível, viável, segura e rentável“, enfatiza Araújo.
A visão de que um obra é também um business, no sentido literal, traduz o grau de comprometimento que a Alumídia estabelece com seus parceiros. A Alumídia projeta e administra a obra, ou só projeto, ou só administra. Orça, cria perfis, fabrica e instala. Enfim, é uma empresa dedicada ao setor.
Acesse: www.alumibras.com.br