Vinte jovens empresas foram selecionadas para a 4ª edição do programa, que nos últimos cinco meses proporcionou mentoria qualificada e oportunidades de negócios aos empreendedores
A Ciser concluiu a 4ª edição do Desafix, programa de inovação aberta com foco em soluções para a indústria, realizado em parceria com o Sebrae. Foram cinco meses de uma intensa trilha de aprendizado e fomento junto a líderes de 20 startups selecionadas. A celebração de encerramento ocorreu na sexta-feira, 24 de outubro, no auditório da Escola SESI de Referência, em Joinvile (SC), reunindo especialistas em inovação, executivos e lideranças empresariais.
“O programa tem impulsionado jovens empreendimentos por meio de mentorias, ferramentas de gestão e orientação especializada para que acelerem seu crescimento e desenvolvam novas tecnologias e modelos de negócios para a indústria como um todo. Foram cinco meses de muitas atividades presenciais e online para ampliar a visão desses empreendedores e alavancar a inovação na indústria”, afirma Luidgi Paolo Pedrazza, gerente de Inovação da Ciser.
O programa de pré-aceleração é realizado por meio do Hub #Colmeia, o centro de inovação da Ciser, maior fabricante de fixadores da América Latina. As inscrições para o Desafix 4.0 aconteceram em abril, seguidas de um processo seletivo em que todas as startups foram analisadas por um time de profissionais especializados.
“Avaliamos uma a uma para entender em que estágio estão. Na pré-aceleração, trabalhamos com startups que já têm negócio e produto e estão iniciando o faturamento, para ajudá-las a adquirir velocidade e voar mais alto, com crescimento consistente”, explica Luidgi.
Nesta edição, foram selecionadas startups de diversas temáticas, atuando em indústria 4.0, soluções ESG, logística, manufatura inteligente, tecnologia digital e fixação inteligente, baseadas em diferentes cidades do Sul e Sudeste.
As startups foram a Joinville uma vez por mês para dois dias de workshops, além de participarem de uma série de atividades online durante o programa, com objetivo de preparar as equipes para pensar em negócios e estratégia, entender a experiência do cliente e em torno dela moldar produtos, além de aprofundar em atividades de gestão, como marketing, vendas e captação de recursos.
O programa também proporcionou mentorias direcionadas às questões de cada participante. Os mentores foram selecionados em um pool de 400 especialistas, entre executivos da Ciser, técnicos do Sebrae e parceiros da TXM Methods.
Mentoria e network
“Além do conhecimento e da mentoria específica para seus negócios, as startups ficam mais visíveis para outras indústrias, durante o programa. Essa proximidade permite que se conheçam e possam estabelecer parcerias que geram crescimento para todos em seus respectivos segmentos”, comenta Pedrazza.
Isso aconteceu com a equipe da 4FeedStock, empresa de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em valorização de resíduos industriais por meio da economia circular. Fundada em 2022 em Florianópolis, a startup participou da 3ª edição do Desafix, em 2024, quando a Ciser identificou a oportunidade de desenvolver, em conjunto com a mentorada, um projeto de gestão de resíduos sólidos que resulta em maior eficiência operacional e sustentabilidade.
Willian Farias, CEO da 4Feedstock, relata que o Desafix proporcionou desenvolvimento em empreendedorismo, validação de negócio, criatividade e vendas. “A experiência resultou em uma evolução significativa do nosso negócio, desdobrando em parceria com a Ciser e implementação de projetos. Também fizemos conexões valiosas com outras startups, gerando indicações e soluções complementares. Foi uma jornada intensa, rica em aprendizados e com resultados concretos em nossos negócios”, destaca.
Em quatro anos, mais de 50 startups foram beneficiadas pelo Desafix, resultando em inovação em produtos e processos, além de parcerias com indústrias consolidadas no mercado nacional e global, como é o caso da Ciser. A empresa, que acaba de completar 66 anos, leva seu portfólio de mais de 27 mil produtos a 25 países.
“A Ciser é uma das empresas mais longevas da indústria nacional e também a maior fabricante de fixadores na América Latina. A inovação é um dos valores que fizeram a companhia construir a trajetória de liderança de mais de seis décadas e hoje compartilhar seu conhecimento com novos empreendimentos, fomentando toda a indústria”, destaca Pedrazza.
Próxima edição – Desafix já está em planejamento e deverá enfatizar temáticas voltadas a hardtech e deeptech, adianta Pedrazza. Os interessados podem acompanhar todas as informações sobre o Desafix nos canais do Hub #Comeia no LinkedIn e no Instagram.
Maior fabricante de fixadores da América Latina, a Ciser há mais de seis décadas que acompanha o desenvolvimento de Santa Catarina e do Brasil. A empresa é parte do Grupo H. Carlos Schneider, que iniciou suas atividades em Joinville em 1881. Hoje, a Ciser é reconhecida por sua confiabilidade, eficiência, diferenciação e inovação em seu amplo portfólio, atendendo clientes em mais de 25 países ao redor do mundo. A empresa tem mais de 2 mil colaboradores em suas unidades localizadas em Joinville e Araquari (SC), Sarzedo (MG), no Peru e na China. Com uma história sólida, se destaca também pelo compromisso contínuo com a comunidade e o meio ambiente. Seus produtos têm ampla utilização em setores como agronegócio, automotivo, energia, indústria moveleira, metalomecânico, construção civil, linhas branca e marrom, linha amarela, eletrônica e varejo da construção civil.


