Representantes da companhia e do Instituto Hercílio Randon conquistaram distinções em nível nacional
Três pesquisas ligadas à Randoncorp e ao Instituto Hercílio Randon, instituição de ciência e tecnologia apoiada pela companhia, receberam o prêmio de “melhor trabalho técnico” durante o 13º Colloquium SAE BRASIL de Suspensões e Implementos Rodoviários, principal evento brasileiro dedicado ao setor, realizado neste mês, em Farroupilha (RS). A distinção foi concedida entre os 16 trabalhos apresentados durante o encontro, que reuniu mais de 300 profissionais da indústria da mobilidade.
Os estudos premiados abordam inovações aplicadas à segurança, inteligência artificial e otimização de sistemas de eletrônica embarcada, que refletem avanços e desafios do setor. O primeiro destaque foi concedido ao trabalho “Controle de Estabilidade de um Semirreboque 3 Eixos: Integração entre Comportamento Dinâmico e Modelagem Virtual”, de Carlos Eduardo Henke Viganico, Juliano Marques Rodrigues, Joel Vicente Ciapparini e Eduardo Carraro, todos do Centro Tecnológico Randon (CTR). O estudo propõe uma análise crítica dos processos de validação veicular frente às resoluções CONTRAN 954 e 915, evidenciando limitações nos modelos matemáticos em situações de variações nas condições de teste já que, na legislação atual, os testes podem ser aprovados com 70% de correlação entre os métodos.
A segunda distinção foi dada ao artigo “Aplicações de Machine Learning no Desenvolvimento e Análise de Sistemas de Suspensão de Implementos Rodoviários”, assinado por Leonardo Roso Colpo e Maicon Molon, do Instituto Hercílio Randon (IHR), e Hebert Martins Gomes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisa propõe o uso de inteligência artificial para modelagem e monitoramento em tempo real de suspensões, abrindo caminho para sistemas preditivos de falhas e manutenção baseada em dados, o que representa um passo importante rumo à modernização e digitalização da frota nacional.
O terceiro trabalho reconhecido foi “Otimização de sistema EBS e controle de rolagem para aplicação em combinações de trailers Rodotrem com suspensão mecânica”, desenvolvido por Vinícius Dreher Barbon e Pedro Humberto Gândara Orlando, integrantes da área de eletromobilidade da Suspensys – empresa do grupo referência em suspensões e eixos para veículos comerciais e pioneira em soluções de eletromobilidade para o segmento.
O estudo está diretamente conectado com o mais recente lançamento da Suspensys e que marca a entrada da empresa no segmento de eletrônica embarcada. A pesquisa aborda o processo de otimização do sistema EBS e da atuação do controle de estabilidade em rodotrens com suspensão mecânica e o foco em atender a nova legislação brasileira ao promover mais eficiência e segurança operacional.
O Colloquium é promovido pela SAE BRASIL e se consolida como espaço essencial para o intercâmbio de conhecimento técnico e o fortalecimento da inovação na área de transportes pesados.
Sobre a Randoncorp – Multinacional brasileira referência em soluções que facilitam a vida das pessoas por meio da mobilidade, a Randoncorp tem presença global fundamentada na qualidade, na inovação e na ética nos negócios. Com mais de 50 operações ao redor do mundo, alcança mais de 125 países com a comercialização de suas soluções e mantém liderança nos mercados de suas cinco verticais de negócios complementares. São cerca de 19 mil colaboradores.
A Randoncorp desenvolve, produz e comercializa autopeças e serviços para o controle de movimentos, com portfólio completo para sistemas de frenagem, suspensão, transmissão e direção, por meio da Frasle Mobility, e para aplicações em veículos comerciais, por meio das marcas Suspensys, Castertech, Master e JOST Brasil. A Companhia também atua como montadora e está entre as dez maiores fabricantes de semirreboques do mundo, por meio da marca icônica Randon, com a mais completa linha de equipamentos para o transporte terrestre de cargas.
A Companhia conta, ainda, com a Rands, Plataforma de Soluções Financeiras e Serviços, que atende aos setores de transporte e logística, mercado de reposição, agronegócio, varejo, tecnologia e inovação.
O grupo impulsiona pesquisas em materiais, nanotecnologia e eletromobilidade e cria soluções em automação e robótica industrial com o Centro Tecnológico Randon (CTR), a NIONE e a Auttom.
Com o propósito de conectar pessoas e riquezas, gerando prosperidade, atua na transformação social com iniciativas realizadas pelo Instituto Elisabetha Randon e incentiva a pesquisa científica por meio do apoio ao Instituto Hercílio Randon. Faz parte do Nível 1 de Governança Corporativa da B3, figurando entre as maiores empresas privadas brasileiras.