Com as máquinas de corte laser da TRUMPF, a empresa gaúcha KIFIX, de Caxias do Sul, especializada em grampos de fixação, conseguiu o salto de qualidade para chegar à liderança no segmento.
A Kifix, líder de mercado na venda de grampos de fixação no Brasil, destaca a parceria estratégica e de longa data com a multinacional alemã TRUMPF, especialista em máquinas-ferramenta e tecnologia laser. Iniciada em 2012, com a aquisição da primeira máquina laser, essa união foi crucial para o salto de qualidade e produtividade que transformou a Kifix em uma empresa de atuação global.
A Kifix nasceu em 2004 em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, de um recomeço na vida de seu fundador.
“Eu acabei ficando desempregado, alguma coisa a gente teria que fazer. Começamos a fabricar grampos e foi dando certo”, relembra Juarez Santini, diretor da Kifix. “Com um bom crescimento todo ano, optamos por fazer o investimento e comprar uma máquina laser – daí conhecemos a TRUMPF.”

Tecnologia TRUMPF: O coração da qualidade e inovação
Com cerca de 90% dos seus produtos sendo fabricados com chapa cortada a laser, a adoção da tecnologia TRUMPF foi um marco.
“Compramos a primeira máquina em 2012. O salto de qualidade e de produtividade permitiu que pudéssemos inovar em muitos produtos. Deu um “up” na qualidade, novos produtos, produtos especiais com mais agilidade,” afirma Santini.
A Kifix expandiu seu parque fabril e hoje opera com mais duas máquinas laser TRUMPF — uma TruLaser 1030 fiber de 4 kW e uma Trulaser 1030 fiber de 10 kW. Elas trabalham em tempo integral, sendo o coração da produção. A precisão no corte é fundamental para a alta qualidade dos grampos.
“Acredito que a TRUMPF nos auxiliou muito na qualidade do produto com a agilidade, a rapidez, a qualidade do corte, nos deixando muito satisfeitos,” explica Santini, destacando que, sem essa tecnologia, a Kifix estaria fora do mercado em termos de preço e qualidade.
Alcance global e suporte confiável
Além do mercado nacional, a Kifix exporta para a Europa, América do Sul e Estados Unidos. A qualidade do produto final está intimamente ligada ao corte a laser.
“Hoje, a gente preza muito pela qualidade, tanto do nosso produto como das máquinas que compramos para a produção. Somos líderes de mercado na venda de grampos. No Brasil, acredito que, se não temos 80% do mercado, estamos perto,” garante o diretor.
A fidelidade à marca TRUMPF é reforçada pela qualidade do pós-venda e da assistência técnica. A Kifix realiza manutenção anual preventiva, garantindo que as máquinas raramente parem.
“Sempre fomos muito bem atendidos. As nossas máquinas nunca ficaram paradas por falta de peça ou de técnico. O atendimento é muito bom, temos um técnico muito competente na nossa região. É um dos motivos que nos deixa muito contentes com a TRUMPF. Se formos comprar outra máquina, com certeza será TRUMPF,” conclui Santini.
Com a confiança na tecnologia e suporte TRUMPF, a Kifix não apenas assegura a qualidade e a agilidade que a tornaram líder de mercado, mas também solidifica sua posição para conquistar novos horizontes globais.
Link para o vídeo: Link
Sobre a TRUMPF – é uma empresa de alta tecnologia que oferece soluções de fabricação nas áreas de máquinas-ferramenta e tecnologia laser. Atua como líder em conectividade digital na manufatura por meio de consultoria, plataformas e softwares. Reconhecida como líder de mercado e tecnologia, a TRUMPF se destaca em máquinas-ferramenta altamente versáteis para processamento de chapas metálicas e no campo de lasers industriais. Em 2023/24, a empresa empregou cerca de 18.550 colaboradores e alcançou vendas de aproximadamente 5,2 bilhões de euros (dados preliminares). Com cerca de 90 subsidiárias, o Grupo TRUMPF está presente em quase todos os países europeus, além da América do Norte, América do Sul e Ásia. A companhia possui instalações de produção na Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Áustria, Suíça, Polônia, República Tcheca, Estados Unidos, México e China.
Em 2025, a TRUMPF comemora 44 anos de presença no Brasil. Com sede em Barueri, a empresa possui uma operação solidificada e com abrangência para prover assistência técnica a seus clientes em diferentes regiões, sendo responsável também em dar suporte às operações na América do Sul.