quarta-feira, julho 24, 2024
InícioEconomiaBrasil terá demonstração de manufatura avançada durante a Feimec 2016

Brasil terá demonstração de manufatura avançada durante a Feimec 2016

Capitaneado pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), projeto envolveu mais de 20 empresas e entidades. Linha de produção inteligente, com 300 metros quadrados, será uma exclusividade da feira, que acontece de 3 a 7 de maio, em São Paulo.

Conhecida também por Indústria 4.0, indústria do futuro e fábrica inteligente, a manufatura avançada está atualmente no centro do debate mundial sobre produtividade e inovação dos meios de produção. Considerado a quarta revolução industrial (antecedida pela mecânica, elétrica e digital), o novo paradigma representa a interação, autônoma e inteligente, entre sistemas de fabricação automáticos complexos.

A combinação de modernos recursos de automação industrial com os avanços dos sistemas de computação, informação e comunicação via internet, permite que linhas de montagem e produtos troquem informações entre si ao longo do processo, ao mesmo tempo que diferentes unidades fabris tomam decisões sobre produção, compras e estoques sem interferência humana.
O Brasil terá a primeira e exclusiva demonstração de manufatura avançada na Feimec – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, que acontece de 3 a 7 de maio, em São Paulo. O projeto, capitaneado pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), envolveu mais de 20 empresas e entidades ligadas aos mais diferentes setores, como automação e controle, robótica, mecatrônica, comunicação e internet (internet das coisas), virtualização (virtual twin / comissionamento virtual) e vários outros (veja relação abaixo).

A realização da manufatura avançada durante a feira foi viabilizada pela Abimaq, que agregou os muitos setores envolvidos, firmou as parcerias e buscou o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI.

A Abimaq integra o Grupo de Trabalho formado pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC), Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) que visa transformar a manufatura avançada numa política de Estado, da mesma forma que acontece nos países mais adiantados nesse tema, como Alemanha e Estados Unidos.

Fábrica inteligente
Durante os cinco dias da Feimec, a fábrica inteligente produzirá cerca de 250 unidades customizadas de um acessório para escritório que une as funcionalidades de um porta-lápis e um porta-celular. Convidados, parceiros das empresas participantes, empresários, engenheiros, técnicos e outros visitantes da feira receberão um QR-Code via e-mail, que será lido a partir da tela do seu smartphone no início da linha de produção montada no pavilhão.

Em seguida, o “cliente” seleciona suas preferências em relação às cores e à disposição dos lápis no acessório. Ele não precisa informar o modelo de seu smartphone para definir a largura do suporte, pois o sistema faz essa identificação automaticamente no momento da leitura do QR-Code.

A fábrica inteligente vai ocupar uma área de 300 metros quadrados do pavilhão, onde os visitantes poderão acompanhar ao vivo todos os detalhes do processo de produção.

Empresas envolvidas no projeto de Manufatura Avançada da Feimec 2016
Abb Ltda.
Autodesk Do Brasil
Baltec Maquinas Automação
Chempoxy
Festo Brasil Ltda.
Hexagon Manufacturing Intelligence
Indústrias Romi S/A.
Kuka Roboter Do Brasil Ltda.
Mck Automação Indústrial Eireli – Epp
Mult-E Engenharia Digital
Nc Systems
Phoenix Contact
Plmx Soluções
Pollux Automation
Press Mat
Sick
Siemens Ltda.
Smc Pneumáticos Do Brasil Ltda
Stäubli São Paulo
Westcon Instrumentação Industrial Ltda

Entidades que forneceram apoio institucional e operacional ao projeto de manufatura avançada na Feimec 2016
Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI
Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos – Abimaq / IPDMAQ
Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha – VDI
Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES
Instituto Mauá de Tecnologia – IMT
Instituto Senai de Inovação Metalmecânica

Conteúdo
Para adicionar ainda mais valor à demonstração, a manufatura avançada será tema do seminário “Indústria 4.0: Aplicação na Prática” durante a Feimec 2016. O conteúdo apresentando por palestrantes nacionais e internacionais vai tratar de temas como: O futuro dos processos industriais no Brasil, Alemanha e Estados Unidos; Manufacturing Execution System – MES; gerenciamento de ciclo de vida do produto, sistema de gerenciamento de informações que integra dados, processos e sistemas de negócio – PLM, Simulação de Processos por Comissionamento Virtual; Internet das Coisas; Big Data; Espaço Físico Cibernético; Comunicação Máquina-Máquina; a individualização de produtos; Manufatura Aditiva; e Realidade Aumentada (programação sujeita a alterações).

Serviço:
Feimec – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos
(www.feimec.com.br)
De 3 a 7 de maio de 2016
No São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Próximo artigo
RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments