domingo, setembro 8, 2024
InícioNotícias do AÇOBrasília é Recordista em Reciclagem de Aço pela Prolata

Brasília é Recordista em Reciclagem de Aço pela Prolata

Brasília é a cidade que mais recicla aço no país. Segundo levantamento da Prolata, associação sem fins lucrativos criada em 2012, Brasília soma mais de 2,5 mil toneladas de aço reciclado desde a implantação em 2014 e 2015 das cooperativas parceiras da Prolata.

Organizada pela Associação Brasileira de Embalagens de Aço (Abeaço), fabricantes e revendedores de tintas, a Prolata tem como objetivo permitir que as latas usadas sejam descartadas de forma correta pelos consumidores, enviadas para cooperativas de catadores e revalorizadas em siderúrgicas, transformando-se em novas latas ou outros itens que utilizam o aço como matéria-prima.

Em todo o Brasil são 51 cooperativas parceiras da Prolata que acumulam mais de 9 mil toneladas de aço reciclado. Com o reaproveitamento do aço por meio da reciclagem, a extração de minério de ferro foi reduzida em mais de 10 mil toneladas e o uso de carvão mineral em quase 1,5 mil toneladas. Também reduziu a emissão de gases de efeito estufa em mais de 33 mil toneladas, o equivalente a mais de 183 mil árvores, além de poupar o consumo de 70% de água.

“Acreditamos que é papel do fabricante de latas de aço recebê-las de volta e encaminhá-las para revalorização. A Prolata foi a primeira entidade gestora para logística reversa de embalagens reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente”, explica Thaís Fagury, presidente da Abeaço e coordenadora da Prolata. A executiva destaca que o sistema de logística reversa deve ser constituído considerando a responsabilidade compartilhada, envolvendo consumidor, fabricantes de embalagens, fabricantes de produtos envasados, varejo e, por fim, a indústria recicladora. Thaís lembra ainda é que o aço é um material 100% e infinitamente reciclável.

Acesse: www.prolata.com.br

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments