segunda-feira, setembro 8, 2025
InícioCapaGerdau marca presença na ABM Week 2025

Gerdau marca presença na ABM Week 2025

Maior evento técnico-científico da América Latina nas áreas de metalurgia, materiais e mineração acontecerá em São Paulo

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, estará presente como patrocinadora na 9ª edição da ABM Week, o principal evento dedicado às áreas de metalurgia, materiais e mineração. O encontro, que acontece entre os dias 9 e 11 de setembro no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP) e é promovido pela Associação de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), visa promover o intercâmbio tecnológico, o desenvolvimento industrial e aumentar a competitividade das empresas do setor.

Neste ano, a companhia apresentará em seu estande seu portfólio completo de aços longos, planos e especiais, que atendem às necessidades dos diversos setores da indústria, e contará com a presença de um corpo técnico, formado por especialistas que estarão à disposição do público para tirar dúvidas. Além do seu estande, a Gerdau também estará no ABM-Gerdau, um espaço pensado para fortalecer o networking dos participantes do evento.

“Participar de mais uma edição da ABM Week é aprender, experimentar e imaginar o futuro da indústria. Além de compartilhar valor com todos os públicos com quem nos relacionamos, é uma oportunidade de nos conectarmos ao mercado de trabalho e atrair profissionais para áreas ligadas à operação industrial e à tecnologia. A Gerdau é uma empresa centenária e que está em constante transformação na qual engenheiros podem ser protagonistas da construção do futuro do aço e da indústria”, afirma Flávia Nardon, diretora global de Pessoas e Responsabilidade Social da Gerdau.

Engenheiros do Amanhã

Durante a ABM Week 2025, a Gerdau promoverá em seu estande uma interação direta entre estudantes e a companhia. Uma ativação especial inclui um quiz sobre a empresa, que além de engajar o público de forma divertida, gera um cadastro de futuros candidatos ao programa de estágio do ciclo 2027. Os participantes ainda concorrerão a ingressos para o festival The Town, onde a empresa marca presença com aço 100% reciclável, reiterando seu propósito com sustentabilidade e inovação.

O Programa Engenheiros do Amanhã é uma iniciativa estratégica da Gerdau que visa ampliar o número de estudantes nos cursos de Engenharia Metalúrgica e Engenharia de Materiais. A ação fortalece o pipeline de talentos da companhia, impulsiona o desenvolvimento do setor e se conecta diretamente aos programas de entrada da Gerdau, como o G.Start (estágio) e o G.Future (trainee).

O programa também atua com os pilares de fortalecimento da marca empregadora, posicionando a Gerdau como referência para jovens talentos; relacionamento com universidades, criando parcerias duradouras com instituições de ensino; desenvolvimento profissional dos estudantes, por meio de iniciativas como curso pré-vestibular, Summer Job e bolsas de iniciação científica em universidades; e o cuidado com o pipeline interno, com ações de engajamento e retenção voltada a colaboradores que participam do programa.

Mais conhecimento

A 9ª edição da ABM Week ainda contará com uma série de palestras de diferentes setores no Fórum de Líderes. Maurício Metz, Vice-Presidente da Operação Gerdau Aços Brasil, participará do painel “Estratégias para a competitividade do setor mínero-metalúrgico frente aos desafios globais” no dia 9 de setembro às 16h30, e Manoel Esteves Netto, Gerente Geral de Recursos Humanos de Aços Especiais Brasil da Gerdau, no painel “Oportunidades e desafios de carreira no setor mínero-metalúrgico”, no dia 11 de setembro às 8h30.

Além disso, colaboradores e colaboradoras da Gerdau apresentarão trabalhos técnicos relacionados aos processos de energia, automação, laminação e aciaria, compartilhando conhecimento e reforçando a importância da educação e capacitação dos profissionais do setor.

Sobre a Gerdau – Com 124 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: cerca de 70% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 10 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 230 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,85 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,92 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments