Por: Marcus V. S. Gimenes
Estamos vivendo um novo mundo. Com mudanças significativas no nosso modo de trabalho. O home office é o destaque do momento. Com o isolamento social as ferramentas de comunicação virtual passaram a ser utilizadas como nunca antes. Todos tivemos que nos adaptar.
Mas será que trabalhar em casa aumenta ou diminui nossa produtividade? Se por um lado não perdemos tempo com deslocamento. Por outro lado, temos distrações do ambiente como cônjuge, animais, crianças, e o próprio ambiente em si. Não temos chefe nem colegas e isso pode nos levar a procrastinação. Em outras situações podemos ser levados a trabalhar muito além do horário.
O fato é que o modelo de trabalho mudou e temos que nos adaptar a essa mudança. Hoje as ferramentas de trabalho colaborativo e para reuniões virtuais passaram a ser utilizadas para tudo, como por exemplo escolas, trabalho, palestras, cursos, lives e tantas outras aplicações.
Dentro deste novo cenário, quero lhes apresentar uma ferramenta útil tanto para planejar tarefas como para avaliar a relevância delas.
Toda tarefa a ser executada damos uma nota de importância, o quanto esta tarefa impacta no trabalho, e uma nota de urgência, o quanto rápido dever ser feita. Definido a urgência e importância podemos alocar esta tarefa na matriz.
Legenda:
Zona de Stresse – faça imediatamente
Zona de Alerta – anote para fazer
Zona Baixa – sem engajamento
Zona de Delegação – precisa ser feito
Como avaliar as tarefas:
Se temos muitas tarefas entrando no campo vermelho, onde algo tem que ser feito de imediato em detrimento das demais tarefas, porem se tivermos muitas tarefas neste campo devemos parar, analisar as causas e tomar uma ação corretiva.
Tarefas nos campos amarelo e azul, são tarefas que estão em flow, ou seja, em harmonia.
As tarefas no campo verde provavelmente nunca serão feitas, mas podem ser delegadas.
Manter o equilíbrio e ter disposição para engajamento e mudanças são itens chaves para esse novo cenário.
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