quinta-feira, janeiro 23, 2025
InícioDestaquesIA na TRUMPF: como as máquinas aprendem a ver e interpretar dados

IA na TRUMPF: como as máquinas aprendem a ver e interpretar dados

A equipe de Visão Computacional da TRUMPF ensina inteligência artificial (IA) a classificar corretamente os dados. Para isso, os especialistas categorizam manualmente 100 mil imagens.

Ditzingen, Novembro, 2024 – KorbinianWeiß lidera a equipe de reconhecimento de imagem de IA da TRUMPF em Ditzingen. Se dependesse dele, o TruLaser Center 7030, o primeiro laser totalmente automático da TRUMPF, teria pelo menos 24 câmeras instaladas. Atualmente, são “apenas” doze, que disponibilizam inúmeras imagens e videoclipes. Juntamente com muitos outros dados, essas câmeras constituem a base para o desenvolvimento de máquinas e produtos completamente novos. São chamados de base do trabalho da equipe de Visão Computacional.

Mas onde exatamente está a inteligência artificial quando o TruLaser Center 7030 corta uma chapa de metal após a outra? Para ajudar a esclarecer o termo: a Inteligência Artificial (IA) é um campo de investigação científica com muitos subcampos. Um deles é o aprendizado de máquina. Para que máquinas como a TruLaser Center 7030 “aprendam” e, como resultado, funcionem ainda melhor e com mais eficiência, elas precisam de ferramentas e métodos na forma de software apropriado. Um desses métodos é o que os especialistas chamam de Visão Computacional.

Quem é o especialista de IA dentro da TRUMPF

Korbinian Weiß é, na verdade, um projetista de máquinas, mas há muito tempo desenvolve projetos controlados por software na TRUMPF. Foi gerente de projetos no TRUMPF Sorting Guide, para o qual o uso de IA não foi originalmente planejado. O Sorting Guide, ou guia de classificação, deve funcionar com algoritmos completamente clássicos. “Funcionou muito bem na nossa sala de ensaios, tivemos excelentes resultados”, afirma o jovem Weiß, de 37 anos. Depois foram testar os clientes – “e nada funcionou”.

O problema eram as condições de iluminação. Os muitos materiais claros e escuros, superfícies reflexivas e objetos no ambiente eram um grande desafio para os algoritmos. Segundo Weiß, fazer o processo funcionar só foi possível graças à IA.

A base era mais de 100.000 imagens, que a equipe de Visão Computacional primeiro teve que rotular manualmente, ou seja, classificar. Com informações sobre se uma peça de chapa metálica estava visível ou não na imagem, e graças a algoritmos apropriados, a IA poderia “treinar” o software para melhorar cada vez mais sua precisão de previsão em inúmeros loops de treinamento.

“Apenas 5% são IA, 95% são dados”, diz o projetista sobre o trabalho da sua equipe, e o verdadeiro desafio foi “primeiro recolher os dados, gerir os dados, rotular os dados, compilar registos de dados para vários propósitos de resolver o problema, encontrar o equilíbrio certo nos dados Às vezes, algoritmos clássicos são suficientes para resolver o problema de um cliente. Mas, cada vez mais, não.

Desde o Sorting Guide, lançado pela TRUMPF em 2020, muita coisa aconteceu na Visão Computacional. Não apenas as técnicas e os bancos de dados de algoritmos foram aprimorados, mas a forma de pensar também mudou. “Hoje, quando desenvolvemos produtos, sempre pensamos nos dados”, diz Weiß. É por isso que as câmeras são integradas ao TruLaser Center 7030, possibilitando modelos de negócios completamente novos.

Sobre a TRUMPF

TRUMPF é uma empresa de alta tecnologia que oferece soluções de fabricação nas áreas de máquinas-ferramentas e tecnologia laser. Ela impulsiona a conectividade digital na fabricação por meio de consultoria, produtos de plataforma e software. TRUMPF é uma das líderes tecnológicas e de mercado em máquinas-ferramentas altamente versáteis para processamento de chapas metálicas e na área de lasers industriais. Em 2023/24, a TRUMPF empregou cerca de 19.000 pessoas e gerou vendas de cerca de 5,2 bilhões de euros. Com cerca de 90 empresas, o Grupo TRUMPF está representado em quase todos os países europeus, bem como na América do Norte, América do Sul e Ásia. A empresa possui instalações de produção na Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Áustria, Suíça, Polónia, República Checa, Estados Unidos, México e China.

Em 2024, a TRUMPF comemora 43 anos de presença no Brasil. Com sede em Barueri, a empresa possui uma operação solidificada e com abrangência para prover assistência técnica a seus clientes em diferentes regiões, sendo responsável também em dar suporte às operações na América do Sul.

Para mais informações, visite www.trumpf.com.br

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments