quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioDistribuiçãoIndústria 4.0 é destaque da Fabtech 2015

Indústria 4.0 é destaque da Fabtech 2015

A indústria 4.0 recebeu uma atenção especial da FABTECH 2015. A Feira Industrial de Soldagem, Corte e Conformação de Metais aconteceu em novembro de 2015, em Chicago (EUA) e foi organizada pela Associação Americana de Soldagem (AWS) em conjunto com outras associações industriais. Importantes fabricantes de equipamentos mundialmente conhecidos, como Bystronic, Trumph, Amada, entre outros, apresentaram soluções para o desenvolvimento da indústria 4.0, onde todo o sistema produtivo, administrativo e financeiro, é integrado para fornecer as melhores ferramentas de manufatura integradas em um único sistema.

Indústria 4.0 é destaque  da Fabtech 2015Na área de soldagem, os fabricantes apresentaram desenvolvimentos de sistemas com tochas especiais para o processo MIG-MAG, como a soldagem em chanfro estreito, troca rápida de bico de contato em rosca, espiral com baixo coeficiente de atrito, difusores com insertos de cobre para melhorar o contato elétrico, bicos de contatos especiais de longa duração e bocais especiais para acessos difíceis. Essas soluções são principalmente para aplicações em automação e robótica, que por sua vez teve grande destaque em diversas aplicações e processos com células flexíveis para a produção de peças seriadas e não seriadas.

Destaque também para os simuladores de soldagem virtual, utilizados para treinamento, onde além do soldador treinar com soldas virtuais, ele pode executar a mesma sequencia que treinou numa solda real, recebendo pontuação e gravando todos os seus movimentos para ser avaliado e corrigido. Pode-se observar, nas soluções na aspiração de fumos de solda e corte, diversos modelos de equipamentos, com os equipamentos tipo fixo ou móvel e também sistemas inteligentes com sensores para acionar a aspiração.

Houve demonstrações de sistemas de dobra CNC com manipulação de chapas por robô, utilizando do sétimo eixo para movimentação longitudinal. As máquinas conhecidas como metaleiras, onde é possível cortar, dobrar puncionar utilizando-se um único conjunto de motor redutor, tiveram grandes avanços. Geralmente, utilizadas em empresas de pequeno porte do segmento metal mecânico, as metaleiras estão com dimensões menores e maior capacidade de processamento, com troca rápida de ferramental e maior durabilidade.

Soluções no corte 3D

Indústria 4.0 é destaque  da Fabtech 2015Também participaram da feira diversas empresas de pequeno porte com os mais variados produtos para atender o seguimento metal mecânico.

Além da competição entre os jovens soldadores, a feira também teve seu lado artístico, onde os visitantes puderam observar esculturas em aço tubular soldadas.

 

Luiz Gimenez Jr da www.infosolda.com.br, participou do evento em novembro/2015.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments