Infraestrutura, mineração e óleo e gás concentram maior demanda por profissionais técnicos e de gestão
O mercado de trabalho da indústria brasileira deve entrar em 2026 com forte ritmo de contratações, influenciado pelos efeitos contínuos da reforma tributária, pela volatilidade cambial e pela expectativa de queda da curva de juros. Esses fatores devem elevar a demanda por especialistas capazes de lidar com a transição das regras fiscais, aumentar eficiência produtiva e estruturar novos investimentos. A análise é do Grupo Hub, consultoria de recrutamento e seleção de pessoas, com mais de 10 anos de atuação no mercado.
Segundo Breno Arantes, sócio gerente de Indústria, Mineração e Agro do Grupo Hub, 2026 deve marcar um ano de oportunidades no mercado de trabalho. “A reforma tributária seguirá exigindo profissionais preparados para interpretar impactos diretos e indiretos. A volatilidade do câmbio pressionará os custos das manufaturas e obrigará empresas a buscarem especialistas em eficiência industrial. E a queda dos juros deve abrir espaço para investimentos, o que aumenta a demanda por profissionais ligados a suprimentos estratégicos e CAPEX”, afirma.
Nesse contexto, a indústria, em todas as suas ramificações, deve buscar com mais intensidade:
- Especialista e gerentes de tributos diretos e indiretos;
- Especialista financeiro com foco em custos industriais, diante da volatilidade cambial e da necessidade de eficiência;
- Gerentes de suprimentos e CAPEX, impulsionados pela retomada de investimentos em 2026;
Com essas tendências gerais, três setores específicos devem concentrar o maior volume de contratações no próximo ano: infraestrutura, mineração e óleo e gás. A seguir, os cargos em alta e o que explica esse movimento.
Infraestrutura
Para 2026, o Brasil tem um total previsto de mais de R$ 300 bilhões em concessões rodoviárias e ferroviárias, segundo a Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), o que deve impulsionar a abertura de vagas para:
- Gerente de operação de concessões rodoviárias, responsável por supervisionar indicadores e desempenho;
- Analista financeiro, essencial para estruturação e acompanhamento de projetos;
- Gerente contratual, focado em gestão de obrigações, riscos e pleitos;
- Profissionais de Relações Institucionais, críticos para interação com órgãos reguladores.
Mineração
Com preços em alta de diversas commodities e busca de menor dependência geopolítica da Ásia, o setor deve ampliar suas estruturas técnicas. Entre os cargos mais demandados estarão:
- Gerente de beneficiamento de minério, responsáveis por otimização e produtividade;
- Gerente de exploração, que lidera novos projetos de pesquisa mineral;
- Profissionais de PCP (Planejamento e Controle da Produção), fundamentais para equilíbrio entre produção e logística;
- Geotécnicos e geólogos, essenciais para segurança e viabilidade;
- Especialista em controle de processos, apoiando automação e eficiência.
A alta histórica do ouro também deve sustentar novos investimentos. A busca global por proteção em meio a conflitos e a compra de ouro por bancos centrais reforçam a alta do metal nobre.
Terras Raras também têm atraído interesse internacional de investimentos no Brasil para menor dependência da China. “O Brasil ainda conta com reservas relevantes de terras raras, o que deve atrair projetos nos próximos anos”, complementa Breno.
Óleo e gás
Com novas reservas identificadas e autorização para exploração em áreas próximas à Amazônia, o setor deve intensificar contratações. Entre os cargos mais procurados estarão:
- Especialistas de RH focados em grandes volumes, necessários para contratar equipes completas de plataformas offshore;
- Engenheiros de petróleo, responsáveis por planejamento e execução;
- Geólogos e geofísicos, fundamentais para análise de perfis e definição de frentes de exploração.
Sobre o Grupo Hub: Fundado em 2014 enquanto consultoria de Recursos Humanos, o Grupo Hub cresceu e hoje desenvolve soluções one stop shop para Recrutamento e Seleção, desenvolvimento e tecnologia, com a missão de conectar empresas com os melhores talentos. Partindo da premissa de que a contratação está comoditizada, o Grupo se destaca na preocupação com as pessoas do início ao fim do processo, reconhecendo as diferenças entre as gerações e o potencial de cada uma para impulsionar a performance das empresas. Com alto nível de flexibilidade, desenvolveu uma metodologia consultiva escalável que ao longo de mais de 10 anos já atendeu 400 companhias, alcançou 282 mil candidatos entrevistados e quase 9 mil posições trabalhadas, com 99,5% de assertividade, índice de recompra do cliente de 90% e NPS de 98%. Em seu portfólio, estão grandes marcas como Natura, Itaú, iFood, Stellantis e Vale.
Mais informações: https://grupohub.com/


