Os pesquisadores em geociências do Serviço Geológico do Brasil (SGB) Cássio Silva, Eduardo Paim Viglio e Bernardo Leite, com colaboração da professora Orquídia Neves, do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, publicaram no Journal of the Geological Survey of Brazil um artigo que aborda a crescente demanda global por lítio.
O objetivo do estudo foi determinar a concentração e distribuição de lítio em solos do território nacional para identificar áreas potenciais para a prospecção e buscar relações com a saúde humana.
Além disso, a busca por esse metal é impulsionada pelo crescente mercado de veículos elétricos e a consequente fabricação de baterias recarregáveis, que são essenciais para o armazenamento de energia, resultando na descarbonização do transporte.
O artigo categoriza e localiza os principais tipos de depósitos de lítio:
– Depósitos de Salmoura: Localizados em países como Bolívia, Chile, Argentina, China e Estados Unidos.
– Depósitos de Pegmatitos: Encontrados na Austrália, Brasil, Canadá, China, entre outros.
Importância da pesquisa sobre recursos minerais
A pesquisa de recursos minerais é essencial para o desenvolvimento econômico, tanto regional quanto local. Identificar áreas com potencial de lítio é uma prioridade, pois as reservas descobertas hoje podem atender as demandas atuais e futuras por esse elemento químico.
Entre 2003 e 2017, foram coletadas 3.688 amostras de solo em 13 estados brasileiros – área superior a 3 milhões de km2 – para determinar as concentrações de lítio. Os estados cujos solos apresentaram os níveis mais elevados de lítio foram: Paraíba, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Alagoas e Mato Grosso do Sul.
No caso de Pernambuco e Minas Gerais, as maiores concentrações de lítio coincidem com as províncias geológicas da Borborema e Araçuaí, onde já se produz lítio e há potencial para novos depósitos.
O lítio é fundamental para as tecnologias sustentáveis, e a prospecção mineral desempenha um importante papel na identificação e exploração de recursos necessários, tanto para o presente quanto para o futuro.
Técnicas de identificação e mapeamento
Uma das principais técnicas usadas para identificar locais de interesse é o mapeamento geoquímico do solo. Originalmente utilizada para prospecção mineral, esta técnica também é aplicada nos estudos ambientais, nas práticas agrícolas e na geologia médica. O mapeamento geoquímico identifica variações espaciais na composição química da superfície da Terra, sendo essencial para a identificação de áreas com potencial de prospecção mineral.
O papel do lítio na saúde e tecnologia
Além de seu uso em baterias, o lítio também tem aplicações na medicina, sendo usado, entre outros fins, para estabilizar o humor nos casos de transtorno bipolar e como tratamento para a depressão. O estudo também buscou entender a relação entre a concentração de lítio no solo e a saúde humana.
Para mais informações, leia o artigo completo aqui.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br