quinta-feira, dezembro 7, 2023
Início Site

Empresa alemã oferece soluções em válvulas na EXPOSIBRAM 2023

0
Empresa alemã oferece soluções em válvulas na EXPOSIBRAM 2023

O maior evento de mineração do Brasil acontece nos dias 29 a 31 de agosto no Pará

O Brasil é considerado um dos países que mais possui zonas territoriais para a mineração, com cerca de 70 substâncias minerais passíveis de exploração, de acordo com o Departamento Nacional de Produção Mineral.

Uma das grandes preocupações desse setor, que movimentou 1 bilhão de toneladas em 2022 e faturou R$250 bilhões, é a adoção de normas ESG. Em sintonia com o tema, a Gemü do Brasil apresentará nos dias 29 a 31 agosto, durante o maior evento de mineração do Brasil, a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2023) em Belém (PÁ), soluções inovadoras em válvulas com tecnologia alemã de ponta.

“Apresentaremos a versatilidade de aplicação das válvulas diafragmas e do nosso portfólio completo, para empresas que buscam segurança e alta qualidade para sistemas de medição e controle no setor mineral”, afirma o Gerente Geral da Divisão Industrial da Gemü do Brasil, Mateus Souza, um dos expositores do evento. Para a multinacional alemã, a mineração é o setor mais importante no Brasil e na América Latina para sua divisão industrial.

ESG e Setor de mineração

Cuidar do meio ambiente e adotar boas práticas que promovam desenvolvimento sustentável, vem sendo a demanda global adotada pelas empresas. Neste contexto, ter uma boa relação com as comunidades torna ainda mais preponderante a preparação das empresas e especialistas para o engajamento dos esforços em prol do ESG.

Para a Gemū do Brasil, exploram o debate sobre como contribuir para o desenvolvimento do ESG e construir interações sustentáveis com a natureza de forma significativa. “Preservar o meio ambiente é a principal missão da Gemū. Sabemos que o setor industrial com a mineração precisa estar comprometido com a preservação da sociedade. O ESG tem sido uma tendência de grande destaque nas empresas, e como companhia, queremos contribuir cada vez mais para uma sociedade mais sustentável”, explica Souza.

Sobre a GEMÜ do Brasil – Com fábrica em São José dos Pinhais (PR) desde 1981, a GEMÜ do Brasil produz válvulas e outros equipamentos de alta tecnologia para diversos setores. Na divisão Industrial, fornece produtos para os setores de siderurgia, mineração, fertilizantes, bem como para integrar sistemas de geração de energia, entre outros. Na divisão PFB (Farmacêutica, Alimentícia e de Biotecnologia), é líder mundial em soluções para sistemas estéreis, que incluem a fabricação de vacinas, remédios e novas aplicações de envase de alimentos e bebidas.

Sobre o Grupo GEMÜ – O Grupo GEMÜ é um dos líderes mundiais na fabricação de válvulas, sistemas de medição e controle. Desde sua fundação em 1964, a empresa alemã com foco global se estabeleceu em importantes setores industriais, graças a seus produtos inovadores e soluções personalizadas para controle de processos. A GEMÜ é líder mundial no mercado de aplicações de válvulas estéreis nas indústrias farmacêutica e de biotecnologia. O Grupo GEMÜ emprega mais de 2 mil pessoas em todo o mundo, com plantas na Alemanha, Suíça, China, Brasil, França e EUA. A rede de distribuidores está presente em mais de 50 países nos cinco continentes. Veja mais no site.

Empresa com sede do PR participa de congresso sobre lítio e sustentabilidade

0
Empresa com sede do PR participa de congresso sobre lítio e sustentabilidade

Evento na Argentina, que ocorre nos dias 9 e 10 de agosto, gera networking e parcerias para o processo de mineração sustentável

Em colaboração com a preservação das condições climáticas, empresas e organizações vêm buscando cada vez mais a produção do lítio, conhecido como “petróleo branco” , matéria-prima que auxilia nas baterias de carros elétricos, segundo o IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração).

Para gerar um maior conhecimento sobre a matéria-prima que vem demandando do setor mineral, acontece na Argentina, nos dias 9 e 10 de agosto, o 12º Congresso Internacional de Lítio 2023. Promovido pela Associação Internacional de Lítio, o evento contará com a participação da Gemü do Brasil, empresa alemã com sede em São José dos Pinhais (PR), que marca presença com soluções inovadoras para impulsionar o setor de mineração.

“O principal objetivo da Gemü neste evento é criar novas conexões entre empresas fornecedoras e de tecnologia, com agentes governamentais e representantes locais. A região norte da Argentina é considerada uma das regiões mais promissoras para o desenvolvimento deste recurso e nós queremos fazer parte desse processo como fornecedores de produtos tecnológicos avançados para o setor de mineração” afirma o Gerente Geral da Divisão Industrial da Gemü do Brasil, Mateus Sousa.

Além de promover conhecimento sobre a importância e necessidade da matéria-prima, o evento proporciona novas experiências para construção de networking de alto nível com as principais empresas produtoras de lítio industrial do mundo, fornecedores de tecnologia e equipamentos.

Lítio e o futuro

O lítio é a matéria prima essencial para realizar uma matriz energética mais limpa e auxiliar na conservação do meio ambiente com a eletrificação dos transportes. Este mineral tem múltiplos usos e, no futuro, é esperada uma alta demanda para países e empresas que aprofundam a redução de emissão de carbono.

Além disso, com esse esforço para o setor de mineração, empresas com foco em produtos tecnológicos, buscam desenvolver e garantir cadeias de suprimentos sustentáveis que colaborem durante o processo da extração do mineral, visando ser um dos principais alicerces da demanda.

Sobre a GEMÜ do Brasil – Com fábrica em São José dos Pinhais (PR) desde 1981, a GEMÜ do Brasil produz válvulas e outros equipamentos de alta tecnologia para diversos setores. Na divisão Industrial, fornece produtos para os setores de siderurgia, mineração, fertilizantes, bem como para integrar sistemas de geração de energia, entre outros. Na divisão PFB (Farmacêutica, Alimentícia e de Biotecnologia), é líder mundial em soluções para sistemas estéreis, que incluem a fabricação de vacinas, remédios e novas aplicações de envase de alimentos e bebidas.

ZF comemora a produção de 100 mil transmissões 6S480 no Brasil

0
ZF comemora a produção de 100 mil transmissões 6S480 no Brasil
  • Empresa atribui sucesso da transmissão aos altos índices de qualidade e ao atual perfil de aplicação, destinado para o transporte urbano e delivery;
  • Mesmo manual, a ZF considera alta a longevidade da transmissão no mercado, com perspectivas positivas no Brasil;
  • Unidade brasileira é o maior site de produção da transmissão no mundo.

A ZF acaba de atingir a marca de produção de 100 mil transmissões 6S480, de seis velocidades. A produção ocorre na linha de montagem da ZF em Sorocaba, SP, inaugurada em setembro de 2016. Desde então, a tecnologia vem equipando, em sua maioria, vans de passageiros e de cargas em utilização no Brasil.

Na opinião de Silvio Furtado, Vice-Presidente de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial ZF América do Sul, “o atingimento dessa marca se dá principalmente pelos altos índices de qualidade da transmissão e devido ao seu perfil de aplicação, hoje destinado a um segmento que cresce a cada dia no Brasil, como é o caso do transporte urbano e de entregas delivery nas grandes cidades. Esse segmento trouxe uma dinâmica acelerada à produção, que supera 100 unidades/dia na ZF”, avalia.

Alexandre Brito, diretor de operações da ZF América do Sul, complementa que “a 6S480 é resultado da excelência operacional alcançada pelo envolvimento do time de produção, corpo técnico e do próprio compromisso da ZF em produzir a transmissão com excelência ao longo desse período. A 6S480 foi recebendo aperfeiçoamentos ao longo dos anos para atender as necessidades do mercado e se tornou uma referência em qualidade. Hoje completamos uma sequência de mais de 32 mil transmissões produzidas sem falhas, o que é uma marca diferenciada para qualquer linha de produção”, destaca.

A unidade brasileira se tornou o maior site de produção deste tipo de transmissão no mundo, seguida pela Hungria, que detém 30% da produção global da transmissão. “Entre as famílias de transmissões mais jovens produzidas pela ZF no Brasil, a 6S480 foi sem dúvida a que atingiu o maior número de produção da empresa nos últimos anos”, acrescenta Alexandre Brito.

Considerando uma média de suas versões e aplicações disponíveis atualmente, o seu índice de nacionalização ultrapassa 50%, com os demais componentes provenientes da Europa, Argentina e outros países.

Qualidades técnicas ideais para o segmento de comerciais leves

A 6S480 é aplicada no setor de caminhões e micro-ônibus de até sete toneladas e para caminhonetes e vans de até 3,5 toneladas.  Possui seis velocidades, mecânica e sincronizada, capacidade de torque de entrada de até 480 Nm. A transmissão apresenta funções como Hill Assist (assistente de rampa) e identificação de marchas. “A 6S480 oferece ao transportador uma série de benefícios relacionados à economia de combustível, conforto ao dirigir e melhor produtividade. A suavidade e precisão na troca de marchas é outro atributo que fortaleceu esse histórico de sucesso da transmissão no Brasil”, destacou Silvio Furtado.

Trata-se de uma transmissão mais leve com um pacote de sincronização e sistema de trambulação otimizado que permite maior precisão nas trocas de marchas. Com isso, é possível que o motor trabalhe em uma faixa mais baixa de rotação, em sexta marcha, otimizando o consumo de combustível.

Sobre a ZF

A ZF é uma empresa global de tecnologia que fornece sistemas para carros de passeio, veículos comerciais e tecnologia industrial, promovendo a mobilidade da próxima geração. A ZF possibilita que os veículos vejam, pensem e ajam. Nos quatro domínios tecnológicos, sendo Controle de Movimento de Veículos, Segurança Integrada, Condução Automatizada e Mobilidade Elétrica, a ZF oferece soluções abrangentes de produtos e software para montadoras de veículos estabelecidas e prestadores de serviços de transporte e mobilidade novos e emergentes. A ZF eletrifica uma ampla variedade de veículos. Com seus produtos, a empresa contribui para a redução de emissões, protegendo o clima e melhorando a segurança na mobilidade.

Com cerca de 165.000 colaboradores em todo o mundo, a ZF relatou vendas de 43,8 bilhões de euros no ano fiscal de 2022. A empresa opera 168 locais de produção em 32 países.

Mais informações de imprensa e imagens podem ser encontradas em: www.zf.com

Indicador-chave para a avaliação econômica: PIB reflete crescimento e tendências

0

Deisi Diel Weber, professora de Administração do Cesuca, explica sobre o Produto Interno Bruto e o seu impacto nos próximos meses

Cachoeirinha, 03 de agosto de 2023 – O Produto Interno Bruto (PIB) é amplamente reconhecido como um indicador base para avaliar o crescimento econômico de um país e consiste na soma de todos os bens e serviços finais produzidos por uma nação, estado ou cidade, geralmente em um ano. Todos os países calculam o seu PIB nas suas respectivas moedas.

Segundo a Profa. Ma. Deisi Diel Weber, professora de Administração do Centro Universitário Cesuca, a produção é a principal atividade econômica a ser medida, pois reflete a capacidade de atender as necessidades da população consumidora, e o crescimento econômico de um país é justamente o aumento do que foi produzido naquele período. Através do desempenho do PIB, é possível analisar a evolução do crescimento econômico em um determinado período (1 ano, por exemplo) e fazer comparações internacionais sobre o tamanho das economias dos diversos países.

“Para compreender o cálculo do PIB, é importante considerar apenas o valor dos bens ou serviços finais para evitar o problema de dupla contagem, levando em consideração também os impostos sobre os produtos comercializados. Ao analisarmos sob a ótica da demanda se está atrelando os possíveis destinos do produto, ou seja, para que e por quem são adquiridos, incluindo desde o consumo das famílias, das empresas, do governo. Mais precisamente, consumo, investimento, exportação e importações. Já o conceito de renda refere-se à remuneração dos fatores de produção envolvidos no processo produtivo, que podem ser de salários pagos ao trabalho, juros que remuneram o capital de empréstimos, aluguéis, lucros e impostos. O fato é que o valor adicionado em cada etapa produtiva corresponde à remuneração dos fatores envolvidos naquela etapa, representando a soma das remunerações”, explica.

Mas, é fundamental destacar que o PIB é apenas um indicador síntese de uma economia, ajuda a compreender um país, mas não reflete aspectos importantes como a distribuição de renda, qualidade de vida, educação e saúde, que são elementos cruciais para o desenvolvimento, considera Deisi. O crescimento econômico se refere à expansão quantitativa da produção; o desenvolvimento abrange aspectos mais amplos e qualitativos desse crescimento. “Necessário entender que quanto maior a quantidade de bens produzidos em um país maior a possibilidade de as pessoas satisfazerem suas necessidades, portanto melhores devem ser as condições dessas pessoas de viverem bem”, explana.

A docente lembra que a análise do PIB per capita, que representa a produção total dividida pelo número de habitantes, aponta uma medida aproximada do grau de desenvolvimento de um país. No entanto, é necessário considerar que um alto PIB per capita pode mascarar uma má distribuição de renda, o que indica menor desenvolvimento.

“O PIB não é o total da riqueza existente em uma nação. Esse é um equívoco muito comum, pois dá a sensação de que o PIB seria um estoque de valor que existe na economia, como uma espécie de Tesouro Nacional. Mas, na realidade, é um indicador de fluxo de novos bens e serviços finais produzidos durante um período”, reforça Deisi.

A docente ainda relata que, no contexto atual, é importante destacar o desempenho do PIB no Brasil. “No ano de 2022, o PIB brasileiro atingiu R$ 9,9 trilhões, representando um crescimento de 2,9% em relação ao ano anterior. No primeiro trimestre de 2023, houve um crescimento acumulado de 1,9% em relação ao último trimestre de 2022 e de 4% em relação ao mesmo período do ano passado. Dessa parcela, 1,7% provém da escalada do setor agropecuário, que registrou avanço de 21,6% no primeiro trimestre de 2023. É um crescimento expressivo, atrelado à safra recorde de grãos, especialmente de soja, sendo considerado o melhor crescimento dos últimos 27 anos”.

“É importante ressaltar que o setor agropecuário, que corresponde a 8% do PIB total, tem um impacto significativo na economia brasileira, pois influencia outras atividades da cadeia produtiva nacional. Enquanto isso, o setor de serviços representa 70% da atividade econômica”, contrapõe Deisi.

Outros fatores contribuem para o crescimento do PIB de um país, como investimentos em infraestrutura, máquinas, equipamentos, tecnologia, o consumo que impulsiona o crescimento da demanda, investimentos em áreas como saúde, educação, estímulo às exportações, inovação e avanços tecnológicos, além do desenvolvimento e a qualificação da força de trabalho, estabilidade política e institucional para criar um ambiente favorável aos negócios e aos investimentos. “O crescimento econômico resulta da combinação desses vários fatores interligados”, diz.

Deisi ainda considera a relevância do PIB como indicador-chave para avaliar o tamanho e o crescimento das economias. “Existe um debate em curso sobre o desenvolvimento de medidas alternativas e complementares ao PIB para fornecer uma visão mais abrangente do progresso econômico. Mas, sua continuidade é imprescindível afim de realizar uma análise mais aprofundada e apurada do cenário econômico, ajudar na formulação de políticas e tomada de decisões”, pontua.

Sobre o Cesuca

Localizado em Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre, o Centro Universitário Cesuca é uma das referências no ensino superior gaúcho pela sua excelência na qualidade acadêmica. Possui elevados índices de avaliação é considerado o melhor Centro Universitário do Rio Grande do Sul e também está na 6ª colocação entre instituições públicas e privadas do Estado, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) 2019, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Oferece dezenas de cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão, também com excelentes conceitos do MEC. A Instituição pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados. Visite: www.cesuca.edu.br  e conheça o Nosso Jeito de Ensinar.

Como a Federal Sucatas está liderando a sustentabilidade industrial ao adotar o aço Toolox® em seus equipamentos de trituração

0

Ao adotar os aços Toolox®, Hardox® e Strenx® da siderúrgica sueca SSAB – multinacional líder mundial na fabricação de aços de alta resistência, a empresa aumenta a confiabilidade e disponibilidade dos seus equipamentos, impulsionando um futuro mais sustentável, com soluções eficientes e ecologicamente corretas.

Atualmente não é possível pensar em um mundo mais sustentável sem passar necessariamente pela reciclagem. Esse processo consiste em reprocessar materiais, fazendo a correta separação e processamento, para que eles possam ser reintroduzidos num novo ciclo de produção. Dentre todos os materiais passíveis de serem reciclados, um que merece grande destaque é o aço.

O aço é o material mais circular do mundo, pois é 100% reciclável. Devido à sua composição química, esse material pode ser reciclado de forma contínua, sem perder propriedade, de forma que após o término de sua vida útil, os produtos metálicos podem ser derretidos e se tornarem insumos na fabricação de novos aços ou produtos fundidos. Uma vez que esses materiais são essenciais para o desenvolvimento de infraestrutura do planeta por serem usados na construção civil, agricultura, transporte, utilidades domésticas, energia, entre outros, nota-se a relevância de continuamente reprocessarmos o aço da melhor forma possível.

A Federal Sucatas, baseada em Goiânia (GO), é um importante player nessa cadeia, pois fabrica a linha completa para plantas industriais de trituração de sucata ferrosa, guindastes veiculares e fixos, gruas para escavadeiras e acessórios. A Federal Sucatas além de tudo é um dos únicos fabricantes nacionais de trituradores do tipo shredder, um equipamento de última geração capaz de processar materiais em diferentes tamanhos para separação ou para reduzir o custo de transporte.

Ao projetar o seu modelo de triturador, a Federal Sucatas optou pelo aço Toolox® no eixo principal do seu equipamento, visando aumentar a disponibilidade e vida útil do equipamento. “Uma vez que esse tipo de equipamento tem alta solicitação de funcionamento e extensivo regime de trabalho, a disponibilidade é muito crítica e temos que contar com materiais de alta confiabilidade para garantir que não haverá paradas não programadas de manutenção”, menciona Rafael Sant’Anna, engenheiro da Federal Sucatas. Considerando que o eixo é um elemento central no funcionamento da máquina, ele tem um papel bastante importante em garantir o bom funcionamento do todo e de componentes secundários.

Rafael também menciona uma segunda vantagem em relação à adoção do aço Toolox® na fabricação do equipamento: “Uma vez que o Toolox® já vem tratado termicamente da usina, não é preciso passar por essa etapa adicional e a peça já sai pronta diretamente da usinagem”. Ele complementa que anteriormente utilizava-se o aço SAE 4340 com tratamento térmico, mas que esse material requeria as etapas de usinagem, envio para tratamento térmico, desempeno da peça, nova usinagem para acabamento para então sim poder ser instalado no equipamento. “Uma vez que o aço e o tratamento tinham origens e processos muito diferentes, era difícil ter confiabilidade de que o eixo iria aguentar o esforço aplicado nele sem apresentar trincas ou quebras. Como o material Toolox® vem sempre da mesma origem, já é entregue com as propriedades finais e garantidas pela usina, nós e o cliente podemos ter muito mais segurança da sua operação”, adiciona o gerente da Federal Sucatas.

Além do aço Toolox®, a Federal Sucatas também aplica os aços de alta resistência Strenx® em partes que exigem maior tenacidade e resistência mecânica e o os aços de alta dureza Hardox® em diversos componentes que necessitam de alta resistência ao desgaste. Ao adotar o portfólio completo de aços da siderúrgica sueca SSAB, a Federal Sucatas garante sua parte em criar um mundo mais leve, forte e sustentável.

Mais informações para a imprensa – SSAB
COMMUNICA BRASIL
Andrea Funk – andrea@communicabrasil.com.br / 11 99173-9120
Marcela Martinez – marcela@communicabrasil.com.br / 11 98672-6959

www.communicabrasil.com.br

A SSAB é uma empresa nórdica de produção de aços com unidade produtiva também nos EUA. A SSAB oferece produtos de valor agregado e serviços desenvolvidos em estreita colaboração com os seus clientes para criar um mundo mais forte, mais leve e mais sustentável. Tem funcionários em mais de 50 países e conta com instalações de produção na Suécia, Finlândia e nos Estados Unidos. A SSAB está cotada na Bolsa de Valores Nórdica de Estocolmo, Nasdaq, e na Nasdaq em Helsinque. www.ssab.com.br.

Guia Completo: Certificações de Qualidade ISO – Tudo o que Você Precisa Saber

0
Guia Completo: Certificações de Qualidade ISO

Certificações de Qualidade ISO: O Padrão Global para Excelência Empresarial

Se você está envolvido em negócios ou indústria, é provável que já tenha ouvido falar das Certificações de Qualidade ISO. Neste guia completo, iremos explorar em detalhes tudo o que você precisa saber sobre as Certificações ISO, seus benefícios e como elas podem impulsionar o seu negócio a níveis de excelência.

O que é a Certificação de Qualidade ISO?

A Certificação de Qualidade ISO (International Organization for Standardization) é um reconhecimento oficial concedido a organizações que atendem a padrões internacionais de qualidade e excelência. Essas normas são desenvolvidas por especialistas de diversos países e são aplicáveis a empresas de todos os tamanhos e setores, proporcionando uma base sólida para o crescimento e aprimoramento contínuo das organizações.

Benefícios da Certificação ISO

Melhoria da Qualidade:

Ao seguir as normas ISO, sua empresa irá melhorar a qualidade de seus produtos ou serviços, o que, por consequência, levará a uma maior satisfação do cliente. A busca pela conformidade com os padrões ISO promove uma cultura de qualidade dentro da organização, enfatizando a importância de processos bem estruturados e eficientes.

Exemplo: Uma empresa de manufatura que obtém a Certificação ISO 9001 implementa práticas para monitorar continuamente o desempenho de seus produtos, buscando reduzir defeitos e garantir que as expectativas dos clientes sejam plenamente atendidas.

Credibilidade e Confiança:

A certificação ISO é reconhecida globalmente e é vista como um símbolo de comprometimento com a qualidade e a excelência. Esse reconhecimento aumenta a credibilidade da sua empresa aos olhos dos clientes e parceiros comerciais, o que pode abrir portas para novas oportunidades de negócio.

Exemplo: Uma empresa de serviços financeiros que possui a Certificação ISO 27001 para Segurança da Informação transmite aos clientes a mensagem de que seus dados e informações confidenciais são tratados com a máxima segurança e proteção.

Acesso a Novos Mercados:

Em muitos casos, a certificação ISO é um requisito para fazer negócios com empresas e governos estrangeiros. Ao obter a certificação, sua empresa se torna elegível para concorrer em mercados internacionais, ampliando suas possibilidades de crescimento e expansão global.

Exemplo: Uma empresa de exportação de alimentos que obtém a Certificação ISO 22000 de Segurança Alimentar pode acessar mercados estrangeiros com mais facilidade, pois demonstra conformidade com as normas internacionais de qualidade e segurança alimentar.

Redução de Custos:

A ISO enfoca a eficiência e a redução de desperdícios, o que pode levar a economias significativas ao longo do tempo. A implementação de processos otimizados pode resultar em menor consumo de recursos, maior produtividade e redução de retrabalho, contribuindo para a efetiva gestão dos custos operacionais.

Exemplo: Uma empresa de logística que conquista a Certificação ISO 14001 de Gestão Ambiental implementa práticas de transporte mais sustentáveis, resultando em economia de combustível e redução da pegada de carbono.

Conformidade Legal:

A certificação garante que sua empresa esteja em conformidade com as regulamentações e legislações relevantes, o que é fundamental para evitar multas, sanções e problemas legais. Além disso, a conformidade legal contribui para uma reputação positiva da empresa perante a sociedade e os órgãos reguladores.

Exemplo: Uma empresa de saúde que obtém a Certificação ISO 13485 de Dispositivos Médicos atesta que seus produtos são desenvolvidos e fabricados de acordo com os padrões internacionais de segurança e qualidade para dispositivos médicos.

Principais Certificações ISO

Existem várias certificações ISO, cada uma com foco em uma área específica da gestão empresarial. As mais comuns são:

ISO 9001

Gestão da Qualidade: Concentra-se na garantia de que a empresa atenda às necessidades dos clientes e aos requisitos regulamentares. A ISO 9001 é uma das normas mais amplamente aplicadas em todo o mundo e abrange diversos setores e indústrias.

Exemplo: Uma empresa de desenvolvimento de software que busca a Certificação ISO 9001 implementa processos padronizados para o desenvolvimento de produtos, garantindo a entrega de software de alta qualidade e alinhado às demandas dos clientes.

ISO 14001

Gestão Ambiental: Visa a redução do impacto ambiental das atividades da empresa. Essa certificação é relevante para organizações comprometidas com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

Exemplo: Uma empresa de construção que obtém a Certificação ISO 14001 adota práticas sustentáveis no canteiro de obras, como a gestão adequada de resíduos, economia de água e energia, e o uso de materiais ecológicos.

ISO 27001

Segurança da Informação: Aborda a proteção de informações sensíveis e confidenciais. Essa certificação é especialmente relevante em um mundo cada vez mais digital, onde a segurança da informação é uma preocupação constante.

Exemplo: Uma empresa de tecnologia que possui a Certificação ISO 27001 implementa controles rigorosos para proteger dados dos clientes, evitando vazamentos de informações e violações de segurança.

ISO 45001

Saúde e Segurança Ocupacional: Foca na criação de ambientes de trabalho seguros e saudáveis para os colaboradores da empresa. A preocupação com a saúde e segurança dos funcionários é um aspecto crucial para o bom desempenho e a imagem da empresa.

Exemplo: Uma indústria química que conquista a Certificação ISO 45001 implementa políticas e procedimentos para garantir a segurança dos trabalhadores em relação ao manuseio de substâncias químicas perigosas.

Como obter a Certificação ISO?

O processo de obtenção da certificação ISO pode ser dividido em várias etapas:

Pesquisa e Planejamento:

Identifique qual certificação é mais relevante para o seu negócio e crie um plano detalhado para implementar os requisitos da norma. Nessa fase, é importante compreender os benefícios e os desafios envolvidos no processo de certificação.

Implementação:

Integre os processos exigidos pela ISO em suas operações diárias. Isso pode envolver a revisão e aprimoramento de procedimentos existentes, a implementação de novos sistemas e a capacitação da equipe para atender aos requisitos da norma.

Treinamento e Conscientização:

Garanta que todos os funcionários compreendam os requisitos da ISO e estejam engajados no processo. O treinamento adequado é fundamental para que a equipe esteja alinhada e comprometida com os objetivos da certificação.

Auditoria Interna:

Realize auditorias regulares para verificar a conformidade e identificar áreas de melhoria. As auditorias internas ajudam a garantir que a empresa esteja no caminho certo para a certificação e a identificar oportunidades de aprimoramento antes da auditoria externa.

Auditoria Externa:

Contrate um organismo certificador credenciado para realizar a auditoria final e obter a certificação. A auditoria externa é conduzida por profissionais independentes, especializados na avaliação da conformidade com as normas ISO.

Perguntas Frequentes

Quanto tempo leva para obter a certificação ISO?

O tempo necessário para obter a certificação ISO pode variar dependendo do tamanho e complexidade da empresa, assim como do comprometimento da equipe com o processo. Geralmente, leva alguns meses para concluir todo o processo, desde o planejamento até a certificação final.

A certificação ISO é permanente?

Não, a certificação ISO precisa ser renovada regularmente. A frequência da renovação varia de acordo com a norma específica, mas, em geral, a certificação é válida por um período de três anos, sujeita a auditorias de manutenção para garantir que a empresa ainda esteja em conformidade com os requisitos.

Pequenas empresas também podem obter a certificação ISO?

Sim, as normas ISO são aplicáveis a empresas de todos os portes, desde microempresas até grandes corporações. Independentemente do tamanho, a certificação ISO demonstra o compromisso da empresa com a qualidade, a segurança e o bem-estar de seus clientes e colaboradores.

Conclusão

As Certificações de Qualidade ISO podem trazer inúmeros benefícios para o seu negócio, desde a melhoria da qualidade até o acesso a novos mercados. Ao seguir as normas ISO, sua empresa demonstrará um compromisso com a excelência, a sustentabilidade e a satisfação do cliente. Portanto, não subestime o poder dessas certificações e inicie o processo de busca pela ISO mais adequada ao seu segmento.

Lembre-se de que a obtenção da certificação não é um processo fácil, mas os benefícios a longo prazo compensam o esforço investido. Certifique-se de planejar cuidadosamente, envolver toda a equipe e manter o comprometimento contínuo com a melhoria. A Certificação ISO é o caminho a seguir se você deseja elevar o padrão do seu negócio e destacar-se no mercado competitivo global.

Fale com a equipe da Q-Assist e receba todo o suporte para implantação de certificação de qualidade em sua empresa

Fale conosco

Whatsapp (47) 9 8914 8524
CEO: @dieterborgert
Diretor: @freitas_mentor

Para Treinamentos acesse: q-assist.com/treinamentos

Fonte: https://q-assist.com/guia-completo-certificacoes-de-qualidade-iso-tudo-o-que-voce-precisa-saber/?utm_source=leadlovers&utm_medium=email&utm_campaign=&utm_content=Q-News%2010%20Edio%20-%20Separamos%20os%20melhores%20destaques%20da%20ltima%20semana%20confira

Oxiteno, empresa da Indorama Ventures, celebra 3º lugar no Prêmio Valor Inovação Brasil 2023

0

No ranking geral, a companhia conquistou a 37ª colocação, uma melhora de 76 posições em relação ao resultado da edição de 2022

São Paulo, 02 de agosto de 2023 – A Oxiteno, companhia que integra a divisão de IOD da Indorama Ventures, foi destaque, pelo 9º ano consecutivo, do Prêmio Valor Inovação Brasil. A empresa ficou em 3º lugar na categoria Química da premiação que reconhece as 150 empresas mais inovadoras do país. No ranking geral, assumiu 37º lugar, subindo 76 posições no comparativo com o resultado obtido em 2022.

“Receber, mais uma vez, esta premiação demonstra que continuamos no caminho certo. Nossas operações estão pautadas sob o propósito de ‘Reimaginar a Química Juntos para Criar um Mundo Melhor’. Para isso, investimos no desenvolvimento de pesquisas, em profissionais capacitados, e em infraestrutura moderna, para continuar potencializando um dos principais pilares do nosso negócio: a inovação. Seguiremos promovendo iniciativas que ressaltem esse diferencial e que, como resultado, gera produtos cada vez mais sustentáveis e alinhados às necessidades da nossa sociedade”, ressalta Renata Haenel, diretora de Inovação da Indorama Ventures.  

Ainda, segundo a executiva, a empresa seguirá tendo a cultura de Open Innovation como aliada para o desenvolvimento. “As parcerias com startups são estratégicas e de extrema importância para viabilizar projetos, superar barreiras, acelerar desenvolvimentos, ampliar a digitalização e a indústria 4.0, compartilhando riscos e entregando soluções mais inovadoras e sustentáveis, alinhadas às tendências globais. Outro ponto imprescindível para o sucesso da nossa companhia são as pessoas. Contamos com profissionais inovadores e dispostos a assumirem o desafio de atuar em uma empresa global. Prezamos pela colaboração, flexibilidade e parceria”, reforça.

A premiação, que está em sua 9ª Edição, é conduzida pelo Valor Econômico e pela Strategy&, consultoria estratégica da PwC, e tem como missão analisar as empresas a partir de cinco grandes pilares: a intenção de inovar, o esforço para realizar a inovação, os resultados obtidos, a avaliação do mercado e geração de conhecimento.

Sobre a Indorama Ventures

A Indorama Ventures Public Company Limited (https://www.indoramaventures.com/en/home), listada na Tailândia (Bloomberg ticker IVL.TB), é uma das principais produtoras petroquímicas do mundo, com uma presença global de fabricação na Europa, África, Américas e Ásia-Pacífico. O portfólio da empresa inclui PET Combinado, Óxidos e Derivados Integrados e Fibras. Os produtos da Indorama Ventures atendem aos principais setores de FMCG e automotivo, ou seja, os segmentos de bebidas, higiene, cuidados pessoais, pneus e segurança. A Indorama Ventures tem cerca de 26.000 funcionários em todo o mundo e uma receita de US$ 18,7 bilhões em 2022. A empresa está listada nos índices Dow Jones Emerging Markets e World Sustainability Indices (DJSI) e é reconhecida com nota A na classificação ESG da MSCI (Morgan Stanley Capital International) – para saber mais, acesse: https://sustainability.indoramaventures.com/en/external-ratings/at-a-glance

Yaskawa Motoman expõe robôs indispensáveis à produtividade da indústria na Induspar 2023

0

Durante a feira, através das exibições dos robôs, o visitante especializado poderá reconhecer os benefícios propostos pela multinacional japonesa

Yaskawa Motoman Robótica do Brasil, líder no mundo na fabricação de robôs, participa Induspar 2023 (Feira de Tecnologias e Soluções para a Indústria) com robôs simulando operações de paletização (Robô Colaborativo HC 30PL) e de solda MIG/MAG (Robô Colaborativo HC10DTP), como também impressão a laser (com o ágil, compacto e universal GP8). O evento acontece de 15 a 18 de agosto deste ano, das 14h às 21h, na Expotrade Convention Center, em, Pinhais, Paraná.

Com carga notável útil de 30 kg e alcance máximo de 1.700 mm, o   Robô Colaborativo HC 30PL possui oferecendo excelente repetibilidade.  “Graças aos sensores de torque integrados, torna-se ideal para tarefas de empacotamento de fim de linha, podendo ser usado na colaboração humano-robô sem qualquer cerca de proteção”, explica Icaru Sakuyoshi, diretor-presidente da Yaskawa Motoman.

O cobot atende à demanda de setores de diferentes segmentos, em especial o metalmecânico. Possui classe de proteção IP67 e vedações de alta qualidade, graxa de engrenagem de grau alimentício, atendendo aos altos requisitos dessa indústria em especial. O robô possui filosofia de programação fácil com orientação por manual e botões de ensino direto no punho do cobot.

Por sua vez, o Robô Colaborativo HC10DTP (seis eixos) foi desenvolvido para operar com ou próximo a trabalhadores humanos. A orientação manual de precisão facilita a programação fácil para uma implementação rápida do sistema do robô. Sakuyoshi esclarece que dependendo da avaliação de risco, o cobot pode operar em modo colaborativo em velocidades de até 1.000 mm/s sem recursos extras de segurança, economizando espaço e reduzindo custos. “Além disso, quando devidamente equipado, o cobot híbrido pode operar em modo não colaborativo a velocidades de até 2.000 mm/s”, diz.

O visitante especializado da Induspar 2023 poderá apreciar o controle aprimorado de aceleração e desaceleração do GP8, fazendo impressão a laser, em uma cabine especialmente criada para demonstração da função.

Além da alta produtividade, o GP8 tem design de interferência reduzida, permitindo proximidade com outros robôs e equipamentos de processo. O design de braço fino e compacto permite um espaço mínimo de instalação e minimiza a interferência com dispositivos periféricos. A instalação é rápida e eficiente. Um único cabo é tudo o que é necessário para conectar o manipulador ao controlador, resultando em fácil configuração e redução de despesas com manutenção e estoque de peças de reposição. As opções de programação incluem o Teach Pendant padrão leve ou o Smart Pendant touchscreen fácil de usar. Com capacidade para cargas de até 8 kg e alcance horizontal máximo de 927 mm é ideal para aplicações de manuseio e embalagem de alto volume.

Sobre a Yaskawa Motoman Robótica do Brasil

Empresa do grupo Yaskawa Electric Corporation, líder mundial na fabricação de robôs industriais, a unidade brasileira tem sede no município de Diadema, Estado de São Paulo e atende todo o território nacional e América do Sul. Além de garantir a instalação eficiente dos sistemas, a equipe da Yaskawa Motoman Robótica do Brasil está qualificada para dimensionar e especificar robôs adequados para a necessidade dos mais diferentes processos industriais. A empresa oferece assistência técnica, de modo assegurar a produção ininterrupta das linhas produtivas. Entre os segmentos industriais atendidos, destacam-se: automobilístico, autopeças, linha branca, eletroeletrônica, construção, alimentício e farmacêutico.

Para mais informações acesse: https://www.motoman.com

Serviço

Evento: Induspar 2023 – Feira de Tecnologias e Soluções para a Indústria
Data: 15 a 18 de agosto de 2023
Horário: Terça à sexta-feira, das 14h00 às 21h00
Local: Expotrade Convention Center – Rodovia Deputado Leopoldo Jacomel, 10454 – Vila Amélia, Pinhais, Paraná

Stand da Yaskawa Motoman: Rua A-187

Informações para a imprensa:
Rita Dias – jornalista MTb.30.509 –   cel. 11 – 99758.5909
rita@informativamidia.com.br

Zulmira Felicio – jornalista MTb.10.316 – cel. 11- 99605.7083
zulmira@informativamidia.com.br

Librelato conclui semana do Dia do Motorista com programação especial

0
Librelato

Em homenagem à classe, Librelato preparou palestra educativa e atividades de descontração e bem-estar

Na semana em que se comemorou o Dia do Motorista (25/07), a Librelato, uma das principais implementadoras do País, promoveu um evento dedicado aos profissionais da estrada. A iniciativa foi realizada entre os dias 24 e 28 de julho, na Casa do Cliente, em Içara, SC, local onde os frotistas e motoristas aguardam pelo momento de entrega de seu novo implemento.

A programação ofereceu momentos de descontração, com música ao vivo, além de um almoço especial e um bolo para celebrar a data. Para promover o bem-estar, os participantes puderam renovar o visual com cortes de cabelo e barba. Além das atividades de descontração, o evento teve um enfoque educativo. A equipe do SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) trouxe orientações valiosas sobre saúde e cuidados no trânsito, com o objetivo de conscientizar sobre a importância do bem-estar físico e mental durante o desenvolvimento do trabalho nas estradas.

A participação no evento foi diversificada, com motoristas autônomos e de diferentes empresas, com trajetórias de vida inspiradoras. Kelly Cristina Martins de Oliveira, motorista de um bitrenzão tanque que transporta combustível, compartilhou sua história de superações no setor. Ela destacou a importância de celebrar e valorizar a profissão de motorista, além de manter um espaço para o compartilhamento de experiências.

Teófilo da Silva Holanda também esteve na celebração. Com 10 implementos Librelato basculantes em sua frota e uma equipe de 30 motoristas, ele já rodou por todos os estados do Brasil com os implementos da empresa.

O CEO da Librelato, José Carlos Sprícigo, prestigiou o encontro e enfatizou a relevância dos motoristas para o País. “Na Librelato, conhecemos muito bem os desafios e as lutas diárias dessa classe tão importante e, por isso, valorizamos sempre esses profissionais”, afirmou. Ele também reforçou o compromisso contínuo da implementadora com o respeito e valorização de seus colaboradores, destacando que, na Librelato, as pessoas são o alicerce fundamental. “Nossa empresa é feita de gente e reconhecemos que os motoristas, com sua dedicação e esforço diário, fazem a diferença em nosso País”, concluiu.

Casa do Cliente

Inaugurada em 2019 em parceria com a ABC Log, empresa terceirizada contratada para armazenar os implementos da Librelato e realizar os procedimentos de entrega, a Casa do Cliente acolhe os frotistas e motoristas durante o processo de liberação dos produtos da Librelato.

Nesse espaço, os visitantes podem descansar em uma sala equipada com TV e sofás, além de terem acesso a banheiros com duchas para banho. No local, há também um espaço kids especialmente projetado para receber os filhos de motoristas.

LIBRELATO – A Librelato é uma fabricante brasileira de implementos rodoviários, com sede em Içara, Santa Catarina. Fundada em 1969, atualmente é também uma das maiores fabricantes de implementos rodoviários da América Latina, além de possuir uma linha completa de produtos, incluindo semirreboques, reboques, graneleiros, basculantes, plataformas, entre outros. A empresa exporta seus produtos para mais de 40 países.

ABRAMAT: Setor de Indústria de Materiais de Construção vê julho regular

0

Para agosto, a pesquisa de opinião do setor aponta aumento na expectativa positiva

São Paulo, 31 de julho de 2023 – A ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulga nesta segunda-feira, 31, a nova edição do Termômetro da Indústria de Materiais de Construção. A pesquisa de opinião realizada com as lideranças do setor indica que as empresas associadas acreditam no desempenho regular em julho. Para 61% dos associados da ABRAMAT, o mês apresentará resultado regular e apenas 11% apontam o período como bom.

Para agosto, a expectativa é que haja aumento no otimismo moderado com 50% das empresas associadas estimando resultado bom e 33% desempenho regular. A pesquisa também apresenta os dados consolidados de junho de 2023, indicando que o mês teve resultado positivo no setor. Para 50%, o sexto mês do ano trouxe resultados bons, para 22% regular e para 22% ruim.

O Termômetro da ABRAMAT também traz informações sobre o nível de utilização da capacidade instalada da indústria de materiais. Em julho, a utilização da capacidade industrial foi de 68% na média das empresas associadas, apresentando queda de 2 pontos percentuais em relação ao mês anterior (junho) e 8 pontos percentuais a menos do que em julho de 2022.

As pretensões de investimento em julho de 2023 apresentam queda com redução de 5 pontos percentuais em relação ao mês anterior, refletindo a incerteza em relação a retomada dos investimentos projetados para este ano, com 56% das indústrias de materiais indicando que devem investir nos próximos 12 meses, seja para o aumento da capacidade produtiva, seja na modernização dos meios de produção. Em julho do ano passado este indicador era de 74%.

“Os dados da nossa pesquisa retratam uma mudança na expectativa de nossos associados. Na edição anterior havia um otimismo moderado para julho, o que não se concretizou, seja pelas indefinições nas reformas estruturantes, seja por várias externalidades que ainda prejudicam a retomada econômica, fazendo com que nossos associados sigam mais precavidos”, explica Rodrigo Navarro, presidente da ABRAMAT.

Sobre a ABRAMAT

Desde sua fundação, em abril de 2004, a ABRAMAT acompanha e contribui para o crescimento da Construção Civil no país, atuando como interlocutora do setor junto ao Governo e demais agentes da cadeia produtiva. A entidade conta atualmente com aproximadamente 400 unidades fabris de 50 empresas associadas, situadas em todas as regiões do país, que são líderes na produção de materiais de construção em diversos segmentos do setor. Entre os pilares de atuação da entidade estão a conformidade técnica e fiscal na produção e comercialização dos materiais, a competitividade e sustentabilidade da indústria, e a capacitação da mão-de-obra da construção. Para a elaboração de seus relatórios são utilizados dados oficiais disponíveis, pesquisas com associados, análise interna da equipe e metodologia FGV desenvolvida com exclusividade para a ABRAMAT.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresa alemã oferece soluções em válvulas na EXPOSIBRAM 2023

Empresa alemã oferece soluções em válvulas na EXPOSIBRAM 2023

0
O maior evento de mineração do Brasil acontece nos dias 29 a 31 de agosto no Pará O Brasil é considerado um dos países que...
Empresa com sede do PR participa de congresso sobre lítio e sustentabilidade

Empresa com sede do PR participa de congresso sobre lítio e sustentabilidade

0
Evento na Argentina, que ocorre nos dias 9 e 10 de agosto, gera networking e parcerias para o processo de mineração sustentável Em colaboração com...
ZF comemora a produção de 100 mil transmissões 6S480 no Brasil

ZF comemora a produção de 100 mil transmissões 6S480 no Brasil

0
Empresa atribui sucesso da transmissão aos altos índices de qualidade e ao atual perfil de aplicação, destinado para o transporte urbano e delivery; ...