quinta-feira, janeiro 23, 2025
InícioNotíciasTecnologia TRUMPF permite a reciclagem de baterias em escala industrial

Tecnologia TRUMPF permite a reciclagem de baterias em escala industrial

A TRUMPF está desenvolvendo processos a laser eficientes para a reciclagem de baterias de carros elétricos // Os fabricantes de baterias podem reutilizar matérias-primas valiosas e cumprir a cota de reciclagem da União Europeia.

Pela primeira vez, os fabricantes de automóveis e de baterias podem reciclar baterias de carros elétricos usadas ou defeituosas em escala industrial usando a tecnologia laser da TRUMPF. A empresa de alta tecnologia desenvolve sistemas a laser que cortam baterias usadas com segurança e recuperam matérias-primas valiosas do filme da bateria.

“A reciclagem de baterias faz sentido do ponto de vista ecológico e agora também pode ser implementada economicamente graças à tecnologia laser. A TRUMPF conta com amplo conhecimento em soldagem e corte a laser para a produção de baterias de carros elétricos. Há anos que trabalhamos com todos os principais fabricantes de automóveis e baterias. Incorporamos essa experiência no desenvolvimento dos novos processos”, afirma Hagen Zimer, CEO de Tecnologia Laser da TRUMPF.

A TRUMPF apresentou os novos processos a laser em junho, na feira líder em tecnologia de baterias, Battery Show Europe 2024, em Stuttgart.

Mercado para reciclagem de baterias de carros elétricos

Atualmente, as baterias para carros elétricos dependem de cobalto, lítio ou níquel. Mas a extração destas matérias-primas valiosas é complexa e nem sempre sustentável. Outro desafio são as cadeias de abastecimento longas e incertas. Além disso, a União Europeia estipula uma taxa de reciclagem de baterias de até 90%. “A indústria deve, portanto, realizar a reciclagem em larga escala. O mercado de processos a laser para reciclagem de baterias que está surgindo atualmente é enorme”, diz Alexander Sauer, chefe do Instituto Fraunhofer de Engenharia de Produção e Automação IPA.

Só na Europa, a indústria terá de reciclar 570.000 toneladas de material de baterias todos os anos a partir de 2030.

Lasers garantem alta taxa de reciclagem

Os eletrodos para novas células de bateria são criados como tiras revestidas com materiais valiosos, como cobalto e níquel. Até agora, o mais comum é que os filmes revestidos de matéria-prima acabem no lixo como sucata. Em uma futura planta de reciclagem, os processos a laser podem remover a camada extremamente fina do filme. Os fabricantes podem coletar o pó valioso e processá-lo para novos revestimentos.

Isso porque a tecnologia laser também pode ser usada para reciclar baterias. Somente a tecnologia laser permite uma desmontagem eficiente e automatizada, por exemplo, para remover tampas de baterias ou para cortar cabos. As matérias-primas podem então ser classificadas e as células da bateria que ainda podem ser utilizadas podem ser separadas e reutilizadas. Até agora, o desmantelamento das baterias dos carros elétricos era um trabalho manual. Isto é complexo, lento e, por vezes, perigoso para os trabalhadores.

A tecnologia laser da TRUMPF oferece uma solução inovadora e economicamente viável para a reciclagem de baterias, alinhando os objetivos de sustentabilidade com a competitividade da indústria automotiva.

Sobre a TRUMPF

A TRUMPF é uma empresa de alta tecnologia que oferece soluções de fabricação nas áreas de máquinas-ferramenta e tecnologia laser. Atua como líder em conectividade digital na manufatura por meio de consultoria, plataformas e softwares. Reconhecida como líder de mercado e tecnologia, a TRUMPF se destaca em máquinas-ferramenta altamente versáteis para processamento de chapas metálicas e no campo de lasers industriais. Em 2023/24, a empresa empregou cerca de 18.550 colaboradores e alcançou vendas de aproximadamente 5,2 bilhões de euros (dados preliminares). Com cerca de 90 subsidiárias, o Grupo TRUMPF está presente em quase todos os países europeus, além da América do Norte, América do Sul e Ásia. A companhia possui instalações de produção na Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Áustria, Suíça, Polônia, República Tcheca, Estados Unidos, México e China.

Em 2024, a TRUMPF comemora 43 anos de presença no Brasil. Com sede em Barueri, a empresa possui uma operação solidificada e com abrangência para prover assistência técnica a seus clientes em diferentes regiões, sendo responsável também em dar suporte às operações na América do Sul.

Para mais informações, visite www.trumpf.com.br

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments