Com a inteligência artificial, os lasers se tornarão ainda mais eficientes, mais fáceis de operar e mais adaptáveis
Na feira LASER, realizada em Munique, em junho, a TRUMPF apresentou um sistema de laser com inteligência artificial (IA) que permite ser operado intuitivamente usando comandos de voz – opção semelhante à função de reconhecimento de voz, familiar aos usuários de smartphones. O sistema, que é equipado com um laser de marcação, demonstra os potenciais benefícios da IA no processamento de material a laser. A Inteligência Artificial leva a automação para um nível acima e uma tecnologia fundamental para a manufatura conectada.
“Com a IA, os processos de produção que usam nossos lasers se tornarão ainda mais eficientes, mais fáceis de operar e mais adaptáveis”, diz Christian Schmitz, CEO da Divisão de Tecnologia Laser da TRUMPF. A tecnologia desenvolvida pela TRUMPF permite que o operador instrua a máquina para realizar ações como “abrir / fechar a porta”, “iniciar o processo de marcação” ou perguntar “quantos produtos foram marcados hoje?”, simplesmente falando em um microfone. O sistema laser responde imediatamente e executa a instrução.
Existem muitas vantagens do controle por voz. Por exemplo, ele torna mais fácil para usuários inexperientes operarem a máquina, porque eles não precisam aprender a navegar pela estrutura de menu e janelas ao inserir instruções manualmente, através da interface do software. Também economiza tempo, porque os operadores têm as suas mãos livres para preparar a próxima peça a ser processada ou remover uma peça da máquina. Além disso, ao fornecer acesso sem barreiras, o controle por voz permite que pessoas com deficiência operem a máquina.
No futuro, as máquinas irão selecionar o programa certo automaticamente
Como próxima etapa deste projeto, os engenheiros de desenvolvimento da TRUMPF pretendem simplificar ainda mais a operação do sistema de marcação a laser. Mas o que isso significa na prática? Atualmente, o operador tem que dizer à máquina qual parte foi carregada para que ela possa iniciar o programa de marcação apropriado. No futuro, sistemas avançados de sensores e softwares de reconhecimento de imagem permitirão à máquina identificar a peça e selecionar o programa por conta própria. Não é necessário nem mesmo carregar a peça em uma orientação específica, a máquina é tão inteligente que pode posicionar automaticamente o laser no ângulo correto antes de iniciar o processo de marcação.
“Na feira LASER, em Munique, a TRUMPF demonstrou a tecnologia e ensinou como o operador pode instruir a máquina para executar ações, simplesmente falando ao microfone.”
Acesse: www.trumpf.com