A Usiminas realizou recentemente novas vendas no mercado argentino que reforçam sua capacitação para operar no mercado internacional. A companhia já iniciou o embarque de 30 mil toneladas de aço para o campo petrolífero de Vaca Muerta, onde o aço produzido nas usinas de Ipatinga (MG) e Cubatão (SP) será transformado em cerca de 100 quilômetros de tubos, fabricados pela Tenaris Siat e Tenaris Confab, para o transporte de gás de xisto. A outra venda, inédita no segmento e um marco na história comercial da Usiminas, prevê o fornecimento de aço para a implantação de torres eólicas na região de Bahía Blanca.
Para o projeto das torres eólicas, a Usiminas deverá produzir para a espanhola GRI Renewable Industries, cerca de 4 mil toneladas de aço. A expectativa do vice-presidente Comercial da Usiminas, Miguel Homes, é que o contrato seja o pontapé para o desenvolvimento, na Argentina, de uma relação sólida já estabelecida com dinamarqueses, espanhóis, alemães e americanos no mercado brasileiro. O país vizinho anunciou uma estratégia que tem por objetivo aumentar o consumo de energia não poluente para 20% do consumo total até 2025.
“Desde 2010, quando iniciamos o fornecimento pioneiro de aço para projetos de energia renovável eólica, a Usiminas já entregou cerca de 650 mil toneladas de produtos para esse segmento”, informa o gerente de Contas de Energias Renováveis da Usiminas, Victor Salim. “Agora, a concretização desse novo negócio na Argentina é um importante passo no desenvolvimento de relações cada vez mais sólidas com nossos parceiros globais”, acrescenta Miguel Homes.
Acesse: www.usiminas.com