terça-feira, dezembro 3, 2024
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ABB mantém o íngreme Mont-Blanc Express nos trilhos com fonte de alimentação regenerativa

A ferrovia panorâmica Mont-Blanc Express se estende por aproximadamente 54 quilômetros entre Saint-Gervais-les-Bains, na França, e Martigny, na Suíça. Inaugurada em 1906, ela foi projetada para melhorar a conectividade, impulsionar as viagens locais e facilitar o turismo na montanhosa fronteira franco-suíça e é amplamente considerada como uma das melhores viagens de trem nos Alpes.

No entanto, embora os gradientes íngremes ao longo do pitoresco terreno alpino contribuam para o apelo da rota, eles também representam desafios significativos para a energia de tração. As redes ferroviárias que operam em terrenos íngremes e inclinados geralmente enfrentam grandes flutuações na potência de tração, o que afeta a eficiência e a estabilidade gerais em longas distâncias. Sem uma abordagem sistemática para garantir um fornecimento de energia confiável, esses distúrbios podem impedir o desempenho dos sistemas elétricos, resultando potencialmente em quedas de tensão, além de gerar perdas de energia e aumento dos custos de serviços públicos.

Como parte de uma extensa atualização de sua subestação Vernayaz, que atende a um dos pontos mais íngremes da rota, onde as inclinações podem chegar a 20%, a Transports de Martigny et Régions (TMR), braço suíço da linha Mont-Blanc Express, buscou desenvolver uma solução de energia regenerativa para melhorar a resiliência e reduzir seu impacto ambiental.

O avançado Sistema de Recuperação de Energia Enviline (ERS) da ABB permite que as redes ferroviárias retornem o excesso de energia de frenagem para a rede de corrente alternada, com o escopo de recuperação do excesso de energia de frenagem chegando a 30% do consumo anual total de energia do sistema de transporte ferroviário. O ERS da Enviline e um retificador controlado por tiristor (TCR) da ABB foram instalados na subestação de Vernayaz. O TCR tem recursos avançados no controle da tensão da linha CC e na prevenção de interrupções causadas por quedas de tensão, aumentando assim a estabilidade e a confiabilidade da fonte de alimentação. Essa configuração garante que a linha ferroviária opere de forma mais confiável e eficiente, fornecendo uma fonte de energia estável e resiliente.

A colaboração entre a ABB e a TMR resultou em um projeto que foi inaugurado com sucesso em 15 de maio de 2024. A simulação e o teste completos da solução antes da instalação garantiram que a atualização fosse concluída com o mínimo de interrupção na movimentada linha ferroviária. Essa atualização permite que a energia, anteriormente perdida quando os trens desciam uma rampa de 20%, seja recuperada e reutilizada, aumentando a eficiência operacional e reduzindo os custos de energia, juntamente com as emissões de carbono associadas.

Thomas Meier, membro da diretoria e codiretor de infraestrutura da Transports de Martigny et Régions, declarou: “Com a solução de energia regenerativa da ABB, continuamos no caminho certo para reduzir nossa pegada ambiental e melhorar a qualidade e a confiabilidade de nosso serviço. A atualização dessa importante subestação garantirá que nossos trens transportem de forma confiável e eficiente os milhares de passageiros que transportam a cada semana, ao mesmo tempo em que nos permite reduzir nossos custos operacionais diários e dar mais um passo em direção a um futuro mais sustentável.”

Os benefícios para o Mont-Blanc Express foram substanciais. A maior estabilidade e confiabilidade do fornecimento de energia melhoraram a eficiência operacional, estabeleceram uma economia de energia anual aproximada de 552 MWh (o consumo de eletricidade equivalente a 200 residências) e aumentaram a pontualidade dos serviços de trem.

Contatos da assessoria
Ana Saito
ana.saito@tamer.com.br

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