O processo de soldagem por chama consiste em efetuar uma fusão das bordas de uma junta utilizando o calor gerado na queima de uma mistura oxicombustível, com ou sem aplicação de material de adição.
O Oxicombustível é um dos mais antigos processos de fusão. A soldagem se dá pela fusão de um ou mais metais de base, com ou sem material de adição, que são aplicados na junta a ser soldada por meio de uma chama proveniente da queima de uma mistura de gases. Esses gases passam por um dispositivo cuja função é dosá-los na proporção exata para a combustão.
O dispositivo, chamado maçarico, deve ainda possibilitar que se produzam diferentes tipos de misturas necessárias para obter tipos de chama de acordo com os diferentes tipos de materiais.
Praticamente todos os metais e ligas comercialmente conhecidos fundem-se em temperaturas abaixo dos 4000°C. As ligas de aço, que são os materiais de maior utilização comercial, fundem na faixa de 1500°C. Assim, mostra-se viável a execução de soldagem por meio das temperaturas e poder calorífico desenvolvidos pela combustão dos diversos gases.
Gases utilizados
A mistura oxicombustível é formada por um gás combustível, que origina a chama e um gás comburente que abastece essa reação, por produzir uma chama de maior temperatura o acetileno e o oxigênio atualmente são os gases mais utilizados nesse processo. Recentemente outros gases e misturas desenvolvidos podem fornecer o calor necessário para esse tipo de solda e corte. O oxigênio é um gás comburente incolor e inodoro que pode ser obtido pela liquefação do ar, eletrolise da água ou reação química.
Para uso industrial é fornecido em cilindro de aço identificado pela cor preta, ou em estado liquido para grandes quantidades, o acetileno é um gás combustível incolor de cheiro característico, composto de carbono e hidrogênio, por não se encontrar disponível na natureza o acetileno e obtido pela reação química de carbureto de cálcio com água, o acetileno é fornecido em cilindros especiais preenchidos com uma massa porosa e acetona, para grandes consumidores agrupados os cilindros de acetileno podem ser fornecidos em cestas ou carretas.
Reguladores de pressão
Para reduzir a pressão do gás para os valores de trabalho e manter o fluxo constante utilizamos reguladores desenvolvidos para estas finalidades. Esses reguladores são compostos de 2 manômetros um que indica a pressão de gás no cilindro e outro de baixa pressão de informa o valor do fluxo de saída para o maçarico. O ajuste da pressão do gás é efetuado acionando-se o volante do regulador até atingir o valor necessário indicado na tabela do fabricante para cada aplicação.