terça-feira, maio 26, 2026
InícioAplicaçãoEdentec celebra 50 anos de história, inovação e parceria na Latam Wire...

Edentec celebra 50 anos de história, inovação e parceria na Latam Wire + Steel

Empresa fundada em Sorocaba comemora cinco décadas e vive momento de transição para a segunda geração

Quando Rubens Rizzardo largou o emprego na Pirelli em 1976 para abrir sua própria empresa, poucos imaginariam que aquele engenheiro mecânico formado pela Escola Mauá, que dividia os dias entre obras e as noites ensinando matemática em escolas estaduais, estaria, cinco décadas depois, à frente de uma das referências nacionais em bobinas e carretéis de madeira. É com essa história que a Edentec chega à Latam Wire + Steel 2026 para celebrar 50 anos de operação e anunciar uma nova fase: a transição de comando para a próxima geração da família.

A trajetória de Rubens tem o DNA de quem aprendeu a trabalhar antes de saber o que era gestão. Ainda jovem, ele participou da construção do Aeroporto do Galeão, uma das obras de maior envergadura da engenharia brasileira. Mais tarde, antes de empreender, acumulou 20 anos como gerente geral em multinacionais como Filtros Johnson e HB Fuller. A equação que guiou sua vida sempre foi direta: trabalho mais conhecimento igual a resultado.

Na Pirelli, onde era conhecido pela garra dentro e fora do campo, atuando como atacante no time da empresa, ele decidiu dar o salto. No início de 1976, trocou a segurança do emprego pela incerteza do empreendedorismo e fundou a Edentec, em Sorocaba. O que começou modestamente cresceu o suficiente para que a sede da empresa fosse instalada, anos depois, na Avenida Pirelli, 2.200. O mesmo endereço, outro papel.

A expansão veio com método. O primeiro grande movimento foi a construção de um complexo industrial de 30 mil metros quadrados em Buri, que domina toda a cadeia produtiva, da tora ao carretel. Mais recentemente, em 2025, uma nova unidade foi inaugurada em Poços de Caldas, consolidando a presença da empresa em diferentes regiões do país.

Hoje, a Edentec é referência no fornecimento de carretéis de madeira conforme a norma ABNT NBR 11137. Com capacidade de atender clientes de alto volume — com opções que vão dos modelos Standard e Econômico ao tratamento fitossanitário HT/140 —, a empresa atende com excelência a uma carteira de mais de 100 clientes nacionais, além de expandir a qualidade da indústria brasileira exportando para toda a América Latina e os Estados Unidos.

O fundador, porém, não ficou só nos laços de sangue para transmitir o que sabe. Eloi Natan Siqueira, atual gerente de vendas da Edentec, foi contratado aos 16 anos para montar carretéis e recebeu do próprio Rubens aulas de matemática, liderança e vendas. Dentro da empresa, o fundador nunca deixou de ser também professor.

A participação da Edentec na Latam Wire + Steel 2026 terá um significado especial. Além de apresentar novidades ao mercado, a empresa celebra 50 anos de trajetória em um momento simbólico de transição para a próxima geração da família. A feira também marcará um dos últimos grandes eventos com Rubens Rizzardo à frente da operação — encerrando um ciclo construído com trabalho, formação de pessoas e crescimento sustentável ao longo de cinco décadas.

Acesse: www.edentec.com.br

 

A Latam Wire + Steel está com inscrições abertas e gratuitas para profissionais do setor. Acesse wiresteel.com.br e participe da comemoração dos 50 anos da Edentec.

Sobre a Latam Wire + Steel: A Latam Wire + Steel é o ponto de encontro de toda a cadeia produtiva de arames, fios, cabos, vergalhões + aços, tubos, perfis, chapas, incluindo máquinas, equipamentos, tecnologias e serviços. Além de reunir os dois setores em um só evento, a feira proporcionará um ambiente estratégico para negócios, apresentação de inovações tecnológicas e networking. Os visitantes terão acesso às principais tendências e soluções sustentáveis, fortalecendo a conexão entre os diferentes elos. O evento ocorrerá de 10 a 12 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP. 

Mais informações em: www.wiresteel.com.br.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments