Librelato expande em mais de 80% suas vendas neste ano

0
47

Fortes investimentos em inovação tecnológica amparados por uma política de longo prazo de valorização de pessoal trazem resultados históricos para a empresa.

Com uma linha de produtos reformulada, diversos lançamentos e inovações tecnológicas que oferecem maior rentabilidade à operação de transporte rodoviário de carga, a Librelato é uma das empresas que mais cresce no mercado brasileiro nos últimos anos em seu segmento.

No ano em que completa 49 anos de atividades, a empresa apresentou resultados surpreendentes e crescimento sustentável. De janeiro a maio deste ano, a Librelato comercializou 2,7 mil unidades, registrando expansão de mais de 80% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram vendidos 1,3 mil implementos rodoviários da marca no país.

“Nosso resultado extraordinariamente positivo de vendas, mais do que dobrando o volume deste ano em relação ao montante comercializado no mesmo período do ano passado, é um indicativo inequívoco de que os transportadores estão buscando produtos que oferecem qualidade superior e, sobretudo, maior rentabilidade operacional”, comenta José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato.

Dobrando o volume de vendas neste ano em relação ao ano passado, a Librelato foi a implementadora que obteve a maior expansão no mercado nacional, além de já ter comercializado cerca de 1.000 unidades para o mercado externo e da linha sobre chassi em 2018. “Esse é o resultado de um longo processo de fortes inversões em inovação e desenvolvimento de produtos que basicamente são mais leves, mais robustos e mais sustentáveis” diz Sprícigo.

Os resultados da Librelato surpreendem quando se compara o crescimento da média mensal de vendas de implementos. Neste ano, a média de vendas mensais da empresa subiu para 550 unidades contra 300 unidades vendidas por mês no primeiro semestre de 2017.

De acordo com Sprícigo, com a recuperação da atividade econômica, especialmente no setor do agronegócio, a expectativa é que o segmento de implementos feche este ano com um crescimento da ordem de 50% em relação ao ano passado. Contudo, com toda a linha de produtos modernizada, e com a surpreendente performance de vendas de janeiro a maio deste ano, a empresa estima que fechará 2018 com histórica expansão de mais de 80%.

Dando prosseguimento à sua política de constante inovação tecnológica, que tem como objetivo sempre proporcionar melhor produtividade ao transportador, recentemente a empresa apresentou ao mercado mais três novidades: a nova tampa “Eco +” da caixa de carga da linha graneleira, equipamento mais leve e mais resistente; implementou o sistema EBS com suspensão pneumática (item opcional) que gera mais segurança à operação e o revestimento da Basculante Premium, que foi patenteado com um formato único no Brasil.

“Com essa política de investimentos em inovação tecnológica, respeito ambiental e, acima de tudo, valorização de nossa mão-de-obra, estamos agora colhendo os frutos deste trabalho”, comemora Sprícigo. A Librelato é a implementadora que mais cresceu neste ano, uma das três principais fabricantes de implementos do Brasil, tanto em faturamento quanto em unidades comercializadas e é também, a segunda maior exportadora brasileira de implementos rodoviários.

Unidades Industriais

Atualmente, a Librelato possui três unidades fabris responsáveis principalmente pelos produtos de linha pesada (reboques, semirreboques, bitrens, tritrens e rodotrens), sendo duas em Içara-SC e uma em Criciúma-SC. Além destas unidades, a Librelato conta também com mais uma unidade em Orleans-SC, a Libremac, dedicada à produção de carrocerias sobre chassi. Para suportar comercialmente o crescimento da marca no Brasil, a Librelato conta com 54 revendas estrategicamente instaladas em todo o território nacional, além de distribuidores na Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.

A Librelato produz implementos rodoviários de diversos segmentos, tais como: carga seca/graneleiro, basculante, carrega tudo, tanques em aço carbono e em aço inox, florestal, furgão alumínio, furgão lonado, furgão lonado para transporte de bebidas, porta contêiner, silo, canavieiro e furgão frigorífico.

Na linha sobre chassi, a Librelato produz carrocerias nos segmentos de basculante meia cana, furgão alumínio, furgão lonado para bebidas e florestal. Na Libremac são produzidas carrocerias para transporte de automóveis, basculante, coletor compactador para transporte de resíduos, nos modelos lateral e traseiro, poliguindaste e carga seca metálica.

Market share

José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato
José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato

Com um portfólio de produtos completo a Librelato alcançou em 2015 10% de market share no mercado, subindo para 12% em 2016 e 2017. “Adotamos a premissa de sustentabilidade financeira em detrimento de ganho de mercado”, explicou Sprícigo. “Para 2018 estamos projetando um número próximo a 15%, resultado esperado devido à reestruturação de nossa rede de representantes, aumento do portfólio de produtos e investimentos em processos, com o objetivo de aumentar nossa capacidade produtiva”, finaliza.

A marca é uma das mais fortes na comercialização da linha basculante, onde já chegou a 25% de share no mercado. Na linha graneleira, o modelo de implemento mais vendido do Brasil, a empresa alcançou cerca de 20% de participação em vendas no mercado nacional, enquanto na linha florestal chegou a 40%.

Acesse: www.librelato.com.br

 Librelato participa da Metalmecânica Mineração 2018

A Librelato participa da Feira e Congresso Nacional para a Indústria Metalmecânica e Mineração 2018, em Criciúma, SC.   De acordo com Fábio Tronca, gerente nacional de vendas e marketing da Librelato, “o evento se torna cada vez mais relevante para o segmento, com a presença de importantes players do mercado, que participam para apresentar e debater novas tecnologias, tendências de mercado, legislação e outros temas de interesse”.

Na edição passada da Metal Mecânica estiveram presentes mais de 10 mil visitantes de 10 estados brasileiros e 3 países. A expectativa para a edição 2018 é de reunir 250 expositores e atrair um público de 20 mil profissionais. Nesta edição do evento, a Librelato está presente em um stand de 200m², com suporte de toda a equipe comercial, marketing, engenharia e diretoria da empresa.

Graneleiro Premium será destaque – O grande destaque da Librelato no evento é o mais novo implemento do portfólio da marca e carro–chefe de vendas da marca, o Graneleiro Linha Premium, que traz uma série de inovações tecnológicas que se traduzem em vantagens operacionais aos seus clientes.  O design do chassi, totalmente remodelado, alinhado à utilização de aços especiais, permitem ganho de resistência com redução de peso, proporcionando maior capacidade de carga em relação ao modelo anterior.

A caixa de carga possui novo revestimento em um material alternativo chamado Eco+, que é mais leve, resistente e ecologicamente correto, composto por alumínio e polietileno. A fixação dos painéis de revestimento é feita através de parafusos com porcas rebites, que eliminam saliências externas e, portanto, não danificam a lona de cobertura. Outra novidade são as lanternas traseiras com design inovador e exclusivo, iluminação 100% em LED e luz de indicação de direção sequencial.

Mais robusto e mais leve, o Graneleiro Premium Librelato é o implemento que movimenta mais carga e oferece maior vida útil em seu segmento, levando com isso, maior rentabilidade aos clientes. “Os transportadores estão atualmente muito mais atentos à questão rentabilidade e buscam equipamentos tecnicamente capazes de lhes assegurar esse importante quesito”, destaca Spricigo.

A vantagens operacionais oferecidas pelos novos graneleiros da marca chamaram a atenção de outros empresários do setor de transporte. Desde o lançamento, em outubro passado, até a primeira quinzena de maio, mais de 2000 desses implementos foram comercializados no País.