domingo, maio 19, 2024
InícioNotícias do AÇOUsiminas entre as pioneiras na certificação ISO 9001:2015

Usiminas entre as pioneiras na certificação ISO 9001:2015

A Usiminas é uma das primeiras empresas brasileiras a obter a recomendação para a certificação ISO 9001:2015, nova versão da norma referente à gestão da qualidade. A auditoria de certificação foi conduzida pelo Bureau VeritasCertification (BVC), abrangendo todas as unidades ligadas à siderurgia da Usiminas. A agilidade da companhia em se adequar às alterações foi determinante para manter o pioneirismo na certificação de seus processos às normas da qualidade.

Antes que a ISO 9001:2015 fosse publicada, em setembro de 2015, a Usiminas se baseou no primeiro draft divulgado, ainda em maio de 2014, para estabelecer um projeto. A proposta era adaptar e certificar o Sistema de Gestão da Qualidade da empresa até 2016 – dois anos antes do prazo final para que todas as organizações que possuem a certificação anterior (ISO 9001:2008) façam a transição para a versão revisada.

Para Eduardo Côrtes Sarmento, gerente-geral de Atendimento ao Cliente, Garantia da Qualidade e Produto da Usiminas, a nova norma ficou mais dinâmica e prática. “Ela traz importantes alterações, principalmente as referentes ao planejamento para realização de mudanças nos processos, à avaliação dos riscos que podem levar um processo a não atingir o objetivo e à análise do contexto da companhia”, explica.

O próximo passo será a adaptação do sistema às mudanças na norma específica para o setor automotivo, a ISO/TS 16.949:2009, que deve ser reeditada em novembro deste ano. A Usiminas também esteve entre as primeiras empresas certificadas nessa norma, que é baseada na ISO 9001, o que deve trazer mais agilidade aos procedimentos de recertificação.

“Os projetos na área da Qualidade têm grande apoio técnico dos 232 engenheiros da qualidade, aprovados pela American Society for Quality, e também pelo corpo de 229 auditores da qualidade, qualificados em padrões internacionais. Esse apoio especializado garante segurança na implementação de novas abordagens de gestão e novos processos”, afirma o gerente-geral.

Informações: www.usiminas.com.br

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments