sábado, novembro 2, 2024
InícioEconomiaYaskawa Montoman busca liderança no mercado

Yaskawa Montoman busca liderança no mercado

Quer seja o C-3PO e R-2D2, Sonny, Gort , ou ainda, o B-9 (*)… os robôs sempre remeteram a ideia futurista, tornaram-se objetos de fascínios e roubaram a cena no cinema e na televisão. Que dirá, então, na vida real! É nesse mundo fascinante da robótica que a Yaskawa Motoman figura entre as maiores empresas e caminha a passos largos para manter a liderança no mercado interno, mesmo diante de um ano castigado pela crise político-econômica que o Brasil enfrenta. “Para tanto, a empresa vem redobrando esforços neste sentido”, sentencia o gerente de vendas, Fernando Freitas.

Yaskawa Montoman busca liderança no mercadoA expectativa de Freitas fundamenta-se nos investimentos projetados pela empresa, especialmente os direcionados ao lançamento de novos produtos como a linha de robôs colaborativos e os modelos da família DX200, mais rápidos, leves e eficientes. Além disso, a Yaskawa Motoman destaca-se no território nacional, superando 2.300 robôs em todo o País e mais de 330.000 unidades vendidas no mundo, sendo que destas mais de 300.000 estão em operação produtiva. “Trata-se de um recorde mundial”, comemora, não sem motivos, Freitas.

Sempre à frente no desenvolvimento de novas tecnologias, a matriz brasileira da Yaskawa foi fundada em 1974, segundo os padrões da Yaskawa Corp., fundada em Kitakyusho, Japão, em 1915. Estabelecida em 1999, em São Paulo, a Motoman Robótica do Brasil Ltda. é uma empresa do grupo Yaskawa Electric Corporation e registra faturamento anual acima de U$ 4 bilhões.

Pioneira, Yaskawa Motoman lançou o primeiro robô industrial 100% elétrico do mundo em 1977. Sempre na vanguarda, em 2002, lançou um humanoide industrial com dois braços articulados sobre um tronco giratório e já em conformidade com a ISO 50.000 sobre Conservação de Energia. Hoje a empresa detém enorme gama de robôs com mais de 175 modelos standard, além de um simulador próprio e inúmeros acessórios e aplicativos que permitem o completo monitoramento de seus produtos e serviços.

No Brasil

A Yaskawa Motoman disponibiliza ao mercado sistemas robotizados para diferentes áreas (automotiva, agricultura e construção, entre outras), máquinas e equipamentos especiais, sistema de embalagem, encaixotamento e paletização (produtos e bens de consumo) até robôs especiais para os segmentos médico, laboratorial e eletrônico. Também está presente nem universidades e escolas técnicas brasileiras. Para o setor metal-mecânico, a empresa oferece soluções em automação industrial: os robôs de 4 a 15 eixos. Algumas das soluções somam mais de 45 eixos numa única célula produtiva. “Temos linhas completas de soldagem, pintura e outros processos produtivos com dezenas de robôs e mesas posicionadoras, formando linhas de produção muito interessantes. Fabricamos em aço adquirido e manufaturado no mercado interno”, acrescenta Freitas.

O gerente de vendas ressalta que a empresa é líder em robôs de soldagem ao arco elétrico (MigMag) no Brasil e no mundo e tem presença destacada nos processos de pintura, Spot Welding, manipulação e corte por jato d´água, plasma e ultrassom. Há mais de dez anos, a Yaskawa Motoman implementou um design inovador para os robôs desta família, considerado à época a maior revolução na história da indústria da robótica em todo o mundo.

Localizada no município de Diadema, São Paulo, em uma área de mais de 5.000m², a Yaskawa Motoman conta com 100 funcionários, responsáveis pela capacidade de produção mensal de mais de 30 células robotizadas. No local são realizadas montagens de equipamentos em soluções robotizadas, treinamentos, conferências, suporte e assistência técnica. A unidade brasileira exporta para os países do Mercosul e demais da América Latina.

Alumínio e aço

Freitas afirma que praticamente 100% dos robôs são fabricados com materiais metálicos com grande destaque para o alumínio, devido à redução de peso, e para aço nos mais populares processos de fabricação: “fundidos, forjados ou usinados. São centenas de componentes como motores, redutores, acoplamentos, engrenagens, fiação em cobre, contatos elétricos e uma infinidade de componentes eletrônicos no painel de controle que contém um computador bastante poderoso”, explica.

Os robôs de grande porte (com capacidade de carga superior a 150 kg) são máquinas que chegam a pesar mais de 1,5 t com grande parte de seus componentes em aço. Já os componentes em alumínio estão concentrados nos robôs menores ou miniaturizados, ou seja, em máquinas de 15 kg a 300 kg e capacidade de carga de 1 a 100 kg.

Quanto aos robôs industriais, a Yaskawa Motoman concentra sua fabricação no Japão. Há também uma fábrica na China voltada exclusivamente ao abastecimento daquele mercado consumidor. Já os controladores dos robôs (painéis elétricos) são fabricados em território asiático, como também nos Estados Unidos e Alemanha, países responsáveis por abastecer os continentes americano e europeu, respectivamente.

(*) Star Wars (1977 a 2015), Eu, Robô (2004), O dia em que a terra parou (1951 e 2008), Perdidos no Espaço (1965)

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments