Nos trituradores usados no Brasil, o principal material que compõe os martelos é o aço manganês. Este aço, inventado por Hadfield, contém de 11 a 14 % de manganês e ocasionalmente pequenas quantidades de molibdênio e ferro. O aço manganês duro é recozido a uma temperatura um pouco superior a 1.000 °C e em seguida resfriado na água.
Após o tratamento ele fica maleável e tenaz, entretanto não possui alta resistência à tração. A característica especial do aço manganês duro é que ele quando exposto ao impacto, endurece até a profundidade de 1mm e assim adquire a sua resistência ao desgaste. Este endurecimento tem como premissa, no entanto, uma permanente exposição a impacto sobre a superfície do aço. Essa exposição permanente não está presente na operação com o triturador. No caso de operação com o triturador, sempre temos uma exposição mista de desgaste ao impacto e de abrasão. No caso de desgaste por abrasão não acontece o endurecimento parcial da superfície do aço manganês duro, o que resulta num desgaste excessivo do material, isto significa que o desgaste é alto e a vida útil dos martelos consequentemente baixa.
Os martelos de trituradores, fabricados de aço temperado altamente resistente ao desgaste, desenvolvidos pela SWB, agem em direção contrária ao processo acima descrito. A dureza na área da batida, que é o campo de trabalho do martelo, é, desde o início, muito alta com valores de dureza de 54 ± 2 HRc. Esta dureza se mantém praticamente inalterada até a desmontagem dos martelos. Devido às altas exposições ao impacto, é necessário que os martelos na área de assentamento sobre o eixo do martelo, apresentem uma alta dureza e tenacidade. O desenvolvimento e o know-how da SWB foi e continua sendo essa ação conjunta de dureza, resistência e tenacidade em uma única peça: o martelo do triturador; por meio de uma têmpera diferenciada de um aço fundido de liga complexa. Os martelos SWB mantém sua alta resistência ao desgaste, independente do grau de exposição a que são submetidos, se por impacto ou por abrasão, e devido a sua alta resistência no olhal do martelo assentam seguramente sobre o eixo. Esse fato leva a uma melhora de até o dobro da vida útil, em comparação com martelos de aço duro manganês.
Os martelos da SWB – STAHLWERKE – BOCHUM são comercializados no Brasil pela EUROLATINA
Ferramentas e componentes de alta resistência ao desgaste da Stahlwerke Bochum GmbH para aplicação na reciclagem de metais:
O negócio principal da Stahlwerke Bochum GmbH (SWB) é a produção de ferramentas e componentes fundidos de alta resistência ao desgaste. Sempre que são feitas altas exigência às ferramentas, são aplicadas as peças fundidas da produção da SWB. A reciclagem de metais em shredders é um processo ligado ao desgaste extremo.

Com capacidade de até 300 t/h, p.ex. carrocerias de carros, são trituradas no shredder e em seguida recicladas em até 97%. Neste processo de trituração, o martelo de shredder é a peça mais solicitada da máquina. Aqui temos o impacto a uma velocidade de até 220 km/h de aço. As temperaturas de trabalho no shredder alcançam temperaturas acima de 200ºC nessa operação.
Animação da reciclagem da carroceria do automóvel em um shredder (SWB)
Para as exigências descritas, a SWB desenvolveu um portfólio de materiais de aço de alta resistência ao desgaste.
Duas propriedades singulares caracterizam exemplarmente os martelos de shredder da SWB:
Os aços produzidos pela SWB oferecem desde o início da utilização até o núcleo das ferramentas uma dureza uniforme. Enquanto o martelo de aço manganês endurece somente após uma necessidade de impacto correspondentemente alta na superfície, o martelo para o shredder SWB oferece desde o início suas vantagens de grande dureza por todo o volume de desgaste.
Martelo (SWB) de têmpera diferenciada
As diferentes durezas na peça garantem a tenacidade no olhal do martelo e máxima resistência ao desgaste na área de impacto do martelo.
Os martelos de shredders SWB são diferenciadamente temperados. Na área na qual o martelo está fixado no rotor, o martelo é mole e tenaz. Desta forma a fixação tenaz do martelo mantém o martelo na posição do seu eixo. A base do martelo mantém sua dureza. Esta combinação única das propriedades em um martelo para shredder SWB permite em relação a produtos similares uma vida útil de 60 a 100% mais longa. Além disso, as peças de desgaste SWB não apresentam crescimento durante sua utilização nas máquinas. Por este motivo, as bigornas e grelhas não se deformam na carcaça da instalação. As carcaças do shredder não alargam, juntas soldadas não são rompidas.
A soma dos benefícios apresentados explica porque a SWB exporta suas peças de desgaste a mais de 50 países em nível mundial.
Acesse: www.eurolatina.biz
EUROLATINA
Eurolatina Assessoria Empresarial Av. Paschoal da Rocha Falcão, 367
Cep: 04785-000 – São Paulo – SP
Telefone: (11) 5666-8266
comercial@eurolatina.biz